Estratégias incluem a criação da campanha Pelotas Contra Dengue, que visa ao recolhimento de materiais nos bairros

Prefeitura avança com medidas de combate à dengue

Estratégias incluem a criação da campanha Pelotas Contra Dengue, que visa ao recolhimento de materiais nos bairros
Por Carol Quincozes 14-02-2024 | 15:40:09
Tags: Dengue , Transmissão , Pelotas Contra a Dengue , Saúde

Com o avanço de casos de transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti no Estado, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (14) a campanha Pelotas Contra a Dengue. Segundo a prefeita Paula Mascarenhas, a ação tem o objetivo de avançar no recolhimento de materiais nos bairros e evitar a proliferação do inseto. 

Estratégias incluem a criação da campanha Pelotas Contra Dengue, que visa ao recolhimento de materiais nos bairros. Fotos: Gustavo Vara

“Temos o Estado com epidemia de dengue, que já chegou a Pelotas. Estamos lançando esse trabalho, que começará nos bairros, com serviço intersetorial entre as secretarias. Nós precisamos muito do apoio e mobilização da população, para vencermos essa epidemia, salvarmos vidas e protegermos todos”, destaca.

Em reunião com as equipes de fiscalização e das secretarias envolvidas, Paula traçou outras estratégias para conter o avanço da doença. O aumento do número de agentes, intensificação dos serviços após chuvas e campanhas de conscientização e orientação à população serão iniciativas articuladas pela prefeitura nos próximos dias.

Participaram da reunião a chefe de gabinete, Kelli Baum, o secretário de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, a secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Lúcia Amaro, o coordenador da Defesa Civil, Fernando Bizarro, e a chefe e diretora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), Isabel Madrid e Aline Machado, além de outros representantes das pastas do Município, como as secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).

Orientações para evitar a proliferação do mosquito

- Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas. 

- Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.

- Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.

Confira os principais sintomas

- Febre alta (acima de 39º C)

- Dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos

- Dor muscular e nas articulações

- Fadiga

- Mal-estar

- Náuseas

- Manchas vermelhas pelo corpo

Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Notícias Relacionadas

Números de casos de dengue em Pelotas estão estabilizados

Números de casos de dengue em Pelotas estão estabilizados

Carreta da Saúde recebe boas-vindas oficiais

Carreta da Saúde recebe boas-vindas oficiais

Mirage Circus abraça campanha de vacinação em Pelotas

Mirage Circus abraça campanha de vacinação em Pelotas

Confirmado novo surto de meningite

Confirmado novo surto de meningite