ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura começa a vacinar contra a gripe no Dia Mundial da Saúde

Doses estarão disponíveis a idosos, gestantes e crianças entre seis meses a seis anos de idade a partir desta segunda-feira (7) em todas as UBSs e na Casa das Vacinas

Por Roberto Ribeiro 06-04-2025 | 10:19:24

A data não poderia ser mais apropriada: a Prefeitura de Pelotas começa a vacinar contra a gripe (Influenza) a partir desta segunda-feira (7) - Dia Mundial da Saúde. As doses estarão disponíveis aos grupos considerados prioritários em todas as UBSs e na Casa da Vacina (rua Gonçalves Chaves, 437, área central). São eles: pessoas a partir dos 60 anos (idosos), gestantes e crianças entre seis meses a seis anos de idade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): cobrir 90% dessa população, considerada mais vulnerável à gripe principalmente nos meses de outono/inverno, mais propícios à ocorrência de doenças respiratórias. 

Para chegar a esse objetivo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Vera Neto, afirma que a pasta vai recorrer a ações estratégicas, como campanha de vacinação extramuros, busca ativa nos chamados territórios (regiões de cobertura das Unidades Básicas de Saúde) e de sensibilização da população, reforçando a ideia de que as pessoas só vão adquirir proteção contra a doença por meio das vacinas. 

“O país viveu um movimento antivacina exatamente em um momento que não poderia ser mais inadequado”, lamenta Vera, em referência à pandemia do Covid 19, entre 2020 e 2021. “Infelizmente essa ideia ainda ficou de herança para parte da população.”

Mas para além das ações estratégicas a fim de alcançar o índice de cobertura vacinal recomendado, na SMS é lugar-comum que tanto a procura por atendimentos como por internações irão aumentar com a proximidade do inverno. Médico de Família e Comunidade e assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Alexandre Moch garante que a pasta já se movimenta para atender a demanda. 

“Estamos preparando as equipes, trabalhando com educação permanente e alinhando condutas para garantir maior resolutividade e assertividade nas abordagens”, afirma. Na outra ponta, assegura, o município já articula com a rede farmacêutica para que estejam disponíveis as principais medicações utilizadas para as patologias mais recorrentes do período.

Tags

Imunização, Gripe, SUS

Carregando 0%
Carregando 0%