A partir de segunda-feira (27), município dá sequência à campanha “Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar”, com mutirão contra focos do Aedes no bairro Simões Lopes
Por Roberto Ribeiro 24-01-2025 | 17:32:42
A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou nesta sexta-feira (24). A informação foi divulgada nesta tarde pela equipe do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria (confira demais dados abaixo). Trata-se de um episódio detectado em teste rápido feito em laboratório particular. Outros 18 casos estão sendo investigados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).
De acordo com Vera Neto, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, testes rápidos feitos em laboratórios particulares tanto podem resultar em falso positivo como falso negativo, e não entram na contagem para positivos laboratoriais pelo Lacen. A medida segue orientação da nota técnica 01/2025 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual de Saúde.
Nesta sexta-feira e sábado (24 e 25), dentro da campanha "Deu pra ti - Aqui a dengue não vai se criar", da Prefeitura, um carro de som percorre as ruas do bairro Simões Lopes, no perímetro delimitado pela avenida Brasil, praça 20 de Setembro/Duque de Caixas, rua Frederico Bastos e avenida Visconde da Graça (em trecho paralelo à BR 392), anunciando mutirão contra a dengue na região.
No áudio, além do anúncio do serviço que será realizado segunda e terça-feira (dias 27 e 28) da semana que vem, a Prefeitura pede aos moradores que coloquem lixo e entulho em frente das casas para que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) façam o recolhimento. A mensagem também alerta contra os riscos da dengue e orienta a população a eliminar focos de água parada e descarte corretamente materiais acumulados e inservíveis.
A frente de trabalho vai contar com 44 agentes de endemia, 110 funcionários da Ssui e da empresa prestadora de serviços, sete retroescavadeiras, nove caçambas e dois veículos bobcat. Serão cobertos 64 quarteirões. A expectativa é de que sejam alcançados 3.320 imóveis. Este será o segundo mutirão de limpeza contra a dengue no município. O primeiro ocorreu semana passada na região da Gotuzzo, bairro Fragata
Dados da dengue (2025)*
Notificações: 25
Notificações residentes em Pelotas: 23
Notificações residentes de outros municípios: dois
Óbitos: zero
Importados: zero
Hospitalizados: zero
Casos descartados 2025: seis
Casos em investigação: 18
*Fonte: setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)