Prefeitura dá a largada no Carnaval 2026
Se de fato “Deus ajuda quem cedo madruga”, o Carnaval 2026 em Pelotas tem pouca chance de dar errado. A largada oficial para o evento, que promete ser o maior da Zona Sul do Estado no ano que vem, é neste sábado (6), a partir das 19h, no Largo do Mercado Central, com a escolha das Cortes da folia. Além do desfile das candidatas à rainha e princesas, a programação terá quatro shows (confira nesta matéria). Importante: o evento é aberto ao público. Espaço reservado com mesas está à venda no Centro de Atendimento ao Turista, no Mercado Central, até às 19h desta sexta-feira (5) a R$ 80,00, com direito a quatro pulseiras. O Carnaval em 2026 voltará a ser realizado na data do calendário oficial do país, entre 14 e 17 de fevereiro.
A vice-prefeita Daniela Brizolara, ao lado da secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, durante a apresentação das candidatas à rainha e princesas do Carnaval e da Diversidade. Escolha será na noite deste sábado (6) no Largo do Mercado Central (Fotos: Volmer Perez/Secom)
A Prefeitura, que volta a conduzir o processo de realização do carnaval no município, Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos de Pelotas, fizeram uma prévia na quarta-feira (03), do evento da noite deste sábado. Na ocasião, na sala Frederico Trebbi, hall do Paço Municipal, foi realizada a apresentação das candidatas às Cortes - tanto para rainha e princesas do Carnaval como para rainha e princesas da Diversidade.
São seis candidatas de cada categoria, todas representantes de uma entidade carnavalesca. São elas (Corte do Carnaval): Aline Dias dos Santos Borges (bloco carnavalesco infantil Siri Cascudo); Echley Oliveira (banda carnavalesca Explosão do Futuro); Isabelle Morales Escalante (Bloco da Bonja); Franciele Vargas Valadão (banda carnavalesca Entre a Cruz e a Espada); Mikaéla da Silva Fernandes (escola de samba Unidos do Fragata); e Nathaly Fernandes Soares (banda carnavalesca Kibandaço).
As candidatas à rainha e princesas da Corte da Diversidade no Carnaval 2026 posam para a foto na escadaria do Paço Municipal na noite de quarta-feira (3)
As demais candidatas (Corte da Diversidade) são: Emanuelle Zucconeli (banda carnavalesca Explosão do Futuro); Lurra Blume (escola de samba Academia do Samba); Luize Fonseca (banda carnavalesca Entre a Cruz e a Espada); Mariah (Banda do Paraíba); Mufasa Knowles (banda Bonde dos Boloduchos); e Rebecca Dias (banda carnavalesca Dona da Noite).
As candidatas à Corte do Carnaval 2026, cujo concurso está previsto para a noite deste sábado (6) no Largo do Mercado Central. Cada uma representas uma entidade carnavalesca, entre escola, blocos e bandas
Retomada do calendário oficial
A retomada no município ao calendário oficial do carnaval é celebrada pela vice-prefeita Daniela Brizolara, cujo gabinete, juntamente com a Secretaria de Cultura (Secult), organiza a escolha das Cortes do Carnaval 2026. Conforme Daniela, essa era uma demanda das entidades e da própria população pelotense. “Atendemos o pedido, o Carnaval, além de ser um momento também de lazer, é uma manifestação popular que gera emprego, renda e movimenta a cidade, todos ganham com ele”, afirma. Sobre o evento da noite deste sábado, quando são aguardadas pelo menos cinco mil pessoas no Centro Histórico, a vice-prefeita não tem dúvidas de que será bem-sucedido. Diz ela: “Pelotas é uma cidade carnavalesca, tem uma parcela significativa da população que está sempre na expectativa da festa, eu tenho certeza que neste sábado nós, da Prefeitura, com a colaboração da Assecap e da Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos, faremos um primeiro evento oficial com muito sucesso e com a participação de toda a população carnavalesca.”
O otimismo demonstrado pela vice-prefeita é compartilhado pela secretária de Cultura, Carmem Vera Roig. Conforme a titular da Secult, não será por falta de planejamento, diálogo e transparência que o Carnaval 2026, e a escolha das Cortes em particular, vai deixar a desejar. “Tudo que está ao alcance da Prefeitura e das entidades parceiras em termos de preparação e organização está sendo feito há meses, desde maio, e só não começou antes porque o Carnaval deste ano foi no final de abril, estamos trabalhando desde então para devolver a Pelotas o Carnaval que a cidade merece.”
Candidatas às cortes do Carnaval 2026 em Pelotas desfilam em conjunto no hall da Prefeitura durante apresentação na noite de quarta-feira (3). Evento da noite deste sábado (6) é aberto ao público
Entidades
A presidente da Assecap, Vanessa Veleda, lembra que já há um cronograma de atividades montado, o que demonstra que a organização empreendida com o poder público até aqui não atravessou o samba. “Tem tudo para dar certo, e o que está sendo feito mostra que nós, produtores do carnaval, estávamos precisando desse resguardo do agente público”, afirmou. Vanessa espera no mínimo cinco mil pessoas na escolha das Cortes na noite deste sábado. Ela justifica que será em local aberto, democrático, com quatro shows na programação e, acima de tudo, as entidades estão mobilizadas. “Vai faltar lugar no sábado, no Largo do Mercado, e em fevereiro, na passarela.”
Para a presidente da Liga dos Blocos e dos Cordões Carnavalescos de Pelotas, Kitanji Nogueira, a escolha das Cortes vai além de definir as rainhas e princesas do Carnaval e da Diversidade. Revela também que as entidades não deixam o samba morrer. “É importante perceber que as escolas, blocos e bandas estão dispostas a formar agentes culturais nas suas bases, e esse não é um movimento fácil, as nossas Cortes, tenho certeza, não vão promover só a festa, mas também o feminino, a diversidade e a pluralidade do carnaval pelotense.”
Escolha das cortes do Carnaval - Programação
19h - Grupo Aruanda
21h - Desfile das candidatas e bateria Batucada
22h30 - Apuração e show da banda Kibandaço
23h15 - Resultado e apresentação da Escola de Samba Império da Baixada
Serviço
O quê: Escolha das Cortes do Carnaval 2026
Onde: Largo do Mercado Central
Quando: sábado (6), a partir das 19h