Reunião técnica chamada pela Secretaria Municipal de Saúde visa capacitar profissionais da área para atender gestantes e crianças com a doença
Por Roberto Ribeiro 31-03-2025 | 17:30:34
A Prefeitura, via Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta terça-feira (1º) reunião técnica para avaliar o cenário da sífilis congênita no município. Já confirmaram presença no evento de capacitação representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais de Pelotas, da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, da rede materno infantojuvenil, da Vigilância Epidemiológica da SMS e de técnicos da Atenção Primária.
Conforme a coordenadora do Rede, Caroline Félix, os profissionais da área irão se debruçar sobre números a respeito de diagnósticos, casos, traçar estratégias e trocar informações a respeito a fim de reduzir o número de portadoras da doença. “A gente trabalha para sensibilizar a população para a prevenção através do uso do preservativo e da importância do diagnóstico precoce através testagem rápida, que está disponível em todas as UBSs, juntamente com medicação”, informa ela. Ainda como política de prevenção, Caroline cita a testagem de parceiros de gestantes durante o pré-natal e nas maternidades, para evitar a reinfecção da mulher.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) cujo principal método de prevenção é o uso correto e regular de preservativo masculino e feminino. No caso da sífilis congênita, cuja transmissão da doença pode acontecer da mãe para o bebê durante a gestação, tem potencial para desencadear má formação do feto, pneumonia, cegueira, feridas pelo corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental, aborto espontâneo e morte fetal.