ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura determina critérios para vacinar grupo prioritário contra Covid-19

Conforme o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, os profissionais e trabalhadores de saúde serão imunizados a partir da faixa etária e da profissão exercida. Medida acompanha orientação de nota técnica estadual

29-01-2021 | 08:47:35

A prefeita Paula Mascarenhas e a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira (28), com a chefe da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), Caroline Hoffmann, e especialistas da área da saúde das universidades Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel). No encontro foi determinada a estratificação dos dois últimos grupos de profissionais de saúde que deverão ser vacinados, conforme orientação do governo do Estado, contra a Covid-19. A medida quer garantir a imunização de todos os profissionais e trabalhadores da saúde, a partir da quantidade de doses da vacina enviadas ao município.

Fotos: Gustavo Vara

De acordo com a orientação da equipe de especialistas presente na reunião, a Prefeitura irá estratificar os dois últimos subgrupos que possuem recomendação do governo do Estado para serem vacinados, formados por profissionais e trabalhadores da saúde em geral. Segundo a prefeita, em um primeiro momento serão imunizados os profissionais de saúde com mais de 60 anos, que as atividades profissionais causem maior exposição ao vírus causador da Covid-19.

"Iremos utilizar os dados estatísticos do Observatório de Segurança Pública, que indicam quem são os profissionais da saúde, em geral, mais infectados pelo coronavírus, respeitando a faixa etária acima dos 60 anos", explicou ao salientar que isso só ocorrerá conforme a chegada de novas doses ao município, o que ainda não tem previsão. 

 A coordenadora regional de saúde, Caroline Hoffmann e a secretária de Saúde, também ressaltaram que os dois últimos grupos prioritários só serão imunizados quando for concluída a décima etapa da vacinação prevista na nota técnica estadual.

"No próximo lote, antes dos dois últimos grupos, ainda iremos vacinar os profissionais dos ambulatórios das universidades, da farmácia municipal, farmácias distritais, o administrativo da SMS e os serviços contratados pela SMS que atendam pacientes do Sistema Único de Saúde - completando, assim, a categoria vinculada a rede SUS, conforme indica a orientação do Estado. Logo após serão vacinados os trabalhadores dos pronto atendimentos privados e então, conforme o envio de doses, os profissionais da saúde em geral", frisou Paganini.

Ainda durante a reunião foram elencados possíveis locais da cidade para a realização da vacinação dos dois últimos grupos recomendados pelo governo gaúcho. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da SMS, já foram imunizadas 1.634 pessoas, sendo 1.077 profissionais de saúde, 542 moradores e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 15 indígenas.

Tags

estratificação, imunização, covid-19, coronavírus, vacinação, profissionais da saúde

Carregando 0%
Carregando 0%