Os projetos ACT e Prevenção Antes da Repreensão, do Pacto Pelotas pela Paz, serão ministrados com o intuito de oferecer orientação contra situações de violência
26-02-2021 | 16:52:42
Visando a uma melhor reintegração de jovens socioeducandos na sociedade, a Prefeitura de Pelotas firmou parceria com o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do Município na quinta-feira (25). Os jovens internos, abrigados no Case, serão convidados a participar de atividades dos projetos ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros e Prevenção Antes da Repreensão, que fazem parte do eixo preventivo do Pacto Pelotas Pela Paz e visam, principalmente, à prevenção a qualquer tipo de violência e à reflexão acerca de erros cometidos.
Participaram da atividade os diretores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Luiz Fernando Bizarro e Alicéia Ceciliano, e a equipe diretiva do Case, formada pelo diretor Israel Costa, pela assistente de direção Gabriela Montanelle e pelos agentes Eduardo Terra e Renata Amaro.
A diretora Alicéia Ceciliano explica que as atividades do ACT estão previstas para ocorrer uma vez por semana, totalizando nove encontros. O Prevenção Antes da Repreensão deve ser a cada 15 dias. Os encontros terão início assim que a situação da pandemia no Município estiver mais controlada.
“Nós trabalhamos para que esses jovens possam voltar a viver em sociedade e aprendam a respeitar o seu próximo e a si mesmos”, refletiu a diretora.
De acordo com SSP, as atividades serão ministradas em turmas reduzidas, seguindo os protocolos sanitários de proteção ao coronavírus, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Carinhosamente chamado de ACT, o projeto Criando Crianças em Ambientes Seguros tem o intuito de melhorar a relação familiar, por meio de diversas dinâmicas, como rodas de conversa, leituras, apresentações em slides e diálogos a respeito de fatos verídicos envolvendo casos de violência entre pais e filhos.
“Muitos adolescentes do Case têm filhos. Através do ACT, queremos que eles reflitam sobre a maneira que querem criá-los, assim que estiverem em liberdade”, ressaltou Alicéia.
O projeto educativo Prevenção Antes da Repreensão busca, com palestras, instruir crianças e adolescentes a respeito da cultura da paz em escolas, em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em Especializados em Assistência Social (Creas), além de institutos e de outros espaços. Os temas dos encontros são os mais diversos e buscam esclarecer dúvidas sobre assuntos do cotidiano dos jovens, como o bullying, uso de drogas, preconceito, relacionamento familiar e outros.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.