Evento se estende até o dia 20 deste mês a fim de recuperar o atendimento a pacientes crônicos e incluir moradores da Colônia de Pescadores em tratamentos de saúde

Prefeitura e Força Nacional do SUS fazem mutirão na UBS da Z3

Evento se estende até o dia 20 deste mês a fim de recuperar o atendimento a pacientes crônicos e incluir moradores da Colônia de Pescadores em tratamentos de saúde
Por Carol Quincozes 11-06-2024 | 16:48:54
Tags: Fornaça Nacional do SUS , Colônia Z3 , Saúde , UBS

Com o intuito de retomar o atendimento a pacientes com doenças crônicas e ampliar os tratamentos de saúde que contemplam os moradores da Colônia de Pescadores Z3, a Prefeitura de Pelotas promove até o dia 20 de junho o mutirão de saúde para atualização dos programas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do território. Os atendimentos ocorrem entre 9h e 15h. 

Moradores da Colônia Z3 recebem atendimento das equipes até o dia 20 deste mês. Fotos: divulgação

A iniciativa conta com médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de quatro enfermeiros e dois médicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda equipe de profissionais chegou em Pelotas no último sábado (8) e reforçará o trabalho realizado no mutirão, que contempla também a população abrigada no Salão Paroquial João Paulo II. Até a tarde desta segunda-feira (10), havia 41 famílias no abrigo, totalizando 141 pessoas. 

Conforme a diretora de Atenção Primária, Greice Matos, a crise climática enfrentada pelo Estado e Município fez com que as equipes priorizassem as demandas urgentes, principalmente os atendimentos à população abrigada. “É um momento importante, é a hora de retomarmos as ações programáticas e tratamentos que contemplam os pacientes crônicos”, destaca. 

A ação teve início na última segunda-feira (10) e atendeu 48 pacientes do programa de pré-câncer da UBS. Nesta terça-feira (11), foram realizados atendimentos de puericultura, enquanto quarta-feira (12) oferecerá cuidados relacionados ao pré-natal. Na quinta-feira (13), a população poderá atualizar a sua carteira de vacinação. 

Por fim, na sexta-feira (14), o mutirão vai alcançar os pacientes diabéticos e hipertensos. Na próxima semana, de 17 a 20, a programação será a mesma.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde

Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde

Pelotas tem novo caso de dengue confirmado

Pelotas tem novo caso de dengue confirmado

Dia D de Multivacinação é neste sábado

Dia D de Multivacinação é neste sábado

Farmácia Municipal promove evento do Outubro Rosa

Farmácia Municipal promove evento do Outubro Rosa