Prefeita Paula Mascarenhas entregou os certificados de conclusão aos jovens e adultos formados. Novos cursos estão programados para se iniciar neste mês
Por César Soares 11-08-2022 | 17:03:39
O primeiro resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Pelotas, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Visconde da Graça (CAVG) e a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro do Amaral foi conhecido na noite dessa quarta-feira (10). A data marcou a formatura das primeiras cinco turmas do Proeja, os cursos profissionalizantes realizados junto à rede municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia aconteceu no auditório interno do Colégio Pelotense, com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, que entregou os certificados aos formandos.
Os alunos concluíram os cursos de Auxiliar Administrativo, Agente de Cultura Popular, Auxiliar de Horticultura, Elaboração e Processamento de Alimentos e de Operador de Usina de Compostagem. Para a gestora do Município, o auditório lotado e o brilho no olhar dos formandos mostram o quanto a educação tem poder de fortalecer as pessoas e devolver a esperança, inclusive para aqueles que não puderam concluir seus estudos no tempo normal, e agora terminam uma formação educacional pedagógica ligada ao mundo do trabalho.
“São pessoas que estão aqui finalizando uma jornada que foi muito mais batalhada do que costuma ser. Concluir uma formação no tempo normal já é uma grande conquista, mas concluir quando muitos já não acreditavam mais que fosse possível, quando muitas vezes já se tinha perdido a esperança, mostra o contrário: a perseverança, força, dignidade, capacidade e talento. Por isso, vocês são duplamente vencedores”, elogiou a prefeita, ressaltando os reflexos dessas conquistas.
Paula ainda se referiu às famílias dos formandos, ao afirmar que “Essa formatura não é só importante para quem está concluindo os estudos, mas para a família de cada um, além de, também, ser importante para o Município, que ganha novos profissionais, pessoas formadas com qualidade, guerreiras, batalhadoras e que não se entregam na primeira dificuldade. Sejam felizes e tenham muito sucesso”, desejou a chefe do Executivo.
O coordenador geral dos cursos, professor Deomar Villagra Neto, resumiu a cerimônia em um grande momento de resgate de sonhos e da honra. “Não sei quando foi, mas nossos jovens passaram a viver o dia a dia sem ter um projeto de futuro e as famílias deixaram de sonhar com os nossos jovens, mas é possível retomar os sonhos e as construções coletivas. Muitos que estão se formado hoje fizeram isso para honrar seus pais, seus amigos e suas próprias batalhas de vida. Portanto, é possível, sim, que nós voltemos a sonhar, independente das nossas dificuldades econômicas e da escolaridade. Precisamos voltar a acreditar”, afirmou Deomar.
Para o estudante Vitor Ortiz de 23 anos, que concluiu o curso de Horticultura, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação representam mais uma alternativa de carreira profissional. “Foi uma qualificação em uma área que eu não esperava na minha vida e foi uma grande honra participar do curso do IFSul, uma escola que é referência no país todo, com ótimos professores. Assim que terminar a escola, no ano que vem, quero fazer a prova do CAVG”, disse o jovem.
Também acompanharam a formatura a secretária municipal de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, a diretora Pedagógica da Smed, Cristiane Quiumento; o diretor do campus Pelotas CAVG, Marcos André Betemps, os coordenadores pedagógicos do IFSul, Jaqueline Koschier e Marcelo Peter e as coordenadoras pedagógicas da Smed, Maristela Teixeira e Valdirene Lobato.
Os cursos do Proeja de Formação Inicial Continuada foram oportunizados por meio de convênio firmado, em maio deste ano, entre a prefeitura de Pelotas, o IFSul e a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro do Amaral vinculada ao Instituto. O objetivo é oportunizar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a possibilidade de agregar aos seus estudos uma certificação profissionalizante, proporcionando, além da retomada dos conteúdos curriculares, uma qualificação profissional.
No primeiro semestre, foram 140 alunos do EJA matriculados, com 84 concluintes até o momento. Outros dois cursos são anuais e seguem em andamento, sendo eles o de Auxiliar Técnico em Agropecuária e o de Supervisão de Produção Industrial do Vestuário.
Para a vice-reitora do IFSul, Veridiana Bosembecker, a conclusão dessas primeiras turmas é um momento muito especial de concretização do trabalho iniciado em 2019, mas que, só agora, depois da pandemia, foi executado. “A gente tem uma demanda muito grande de pessoas sem formação ainda. Temos um resgate social a fazer, e a oferta desses cursos ao EJA é muito importante para trazer essas pessoas de volta para a escola”, enfatizou.
Para este segundo semestre, já estão abertas as inscrições para mais uma etapa dos cinco cursos concluídos pelas turmas de formandos nessa quarta-feira. Ao todo, serão 250 vagas gratuitas. Desta vez, os cursos serão descentralizados em diferentes escolas do Município. Cada um terá 50 vagas. Para participar das formações do Proeja, o estudante deve estar matriculado na EJA. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto, em qualquer escola da rede municipal. São necessários os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante/histórico escolar (se tiver).
- Auxiliar Administrativo
Andriel Pinheiro
Andriele Nobre
Bruna Souza
Daniela da Rocha
Gabriel Völz
Hellen Barbosa
Igor Oliveira
Mara Rosângela Santos
Milena Schneider
Miqueias Amaral
Paulo Henrique Ulguim
Raquel Pereira
Rosenilda Ferraz
Samara Cristine Bandeira
- Agente de Cultura Popular Pelotense
Ana Luisa Pires de Lima
Anderson Vinícius da Silva Dantas
Débora Lice Gonçalves da Rosa
Douglas Rafael Rodrigues Silveira
Felipe Silveira
Geovane Corrêa Mininni
Josiane Cardoso da Rosa
Lincoln Gouvea
Marcio da Silva Abreu
Miriam Manfrinio
Rafaela Cavalheiro Rodrigues
Raissa dos Santos Pinto
- Auxiliar de Horticultura
Ana Paula Cunha Machado
Beatriz Braga Porto
Cauâ Pereira de Moura
Eduardo da Silva Feijó
Ilmar da Silva Cunha
João Henrique Gularte de Campos
Kammily Vitória Rodrigues Oliveira
Lucia Helena Pires da Rosa
Silvia Letícia Raseira da Rosa
Vitor Vargas Ortiz
- Elaboração e Processamento de Alimentos
Adrian Alex Voltmer de Oliveira
Adrian da Silva Rodrigues
Ana Rosa Rocal Batista
Andrei Castro de Oliveira
Ezequiel Lessa Soares
Gabriela da Silveira madeira
Gustavo Melo da Florença
Heloisa Helena Mullet Duarte
Indiara Ferreira da Silva
Jennifer Castro Borges
João Pedro Ferraz Veiga
José Antônio Ferreira Neto
Josiele Ribeiro Dias
Luís Ricardo Soares Mendes
Maick Gabriel da Silva Silveira
Marcia Rodrigues
Mariana Gomes Silveira
Miguel Baldez da Silva Alcântara
Paola Hepp da Cruz
Renan de Almeida Marques Acosta
Richard da Veiga Soares
Sara San tAnne Pereira Oliveira
Tatianeh Tavares Budziareck
Thiago Moreira Dos Reis
Zilma Dias Schug
Gabriel Pierzckalski Corrêa
- Operador de Usina de Compostagem
Adrian Silva Moura
Claudemir Rodrigues da Silveira
Gilmar Pereira Gonçalves
Henrique Iost da Silveira
Josué de Castro Fernandes
Luis Fernando de Oliveira Carvalho
Schirlei Vinholes Borges