
Prefeitura está atenta à questão de adulteração de bebidas
A Prefeitura está atenta à crise da adulteração de bebidas, que já deixou cinco mortos e dezenas de casos de intoxicação no estado de São Paulo. Entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada (11) de sábado, equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fiscalizou 11 estabelecimentos, majoritariamente localizados no quadrilátero das ruas Almirante Barroso, Tiradentes, Gomes Carneiro e Félix da Cunha, área central de Pelotas.
De acordo com a chefe da fiscalização da Visa, Vânia Barbosa, todas as casas noturnas foram notificadas a proceder corretamente em relação à bebidas destiladas, o principal alvo da crise de adulteração. Conforme ela, os fiscais orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos quanto ao descarte das garrafas, que precisam ser quebradas de forma segura para romper o ciclo de falsificação. “Em todos os casos de falsificação as garrafas são reutilizadas, por isso a necessidade de inutilizá-las”, explica Vânia. A fiscalização também orientou os proprietários a manter as notas fiscais (cópias ou originais) enquanto o produto estiver disponível para venda no espaço, fazer a aquisição de revendedores autorizados e checar se na garrafa consta o registro de inspeção do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A atividade foi realizada no âmbito das Operações Integradas e Sossego na Área. Contou com agentes da Secretaria de Urbanismo (Seurb), da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Municipal e Brigada Militar.
Foto de capa: Divulgação/SMS