Ação integrada entre as secretarias de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) atua na Gotuzzo nesta quinta-feira (29)

Prefeitura faz novo mutirão contra a dengue

Ação integrada entre as secretarias de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) atua na Gotuzzo nesta quinta-feira (29)

Por Roberto Ribeiro 28-01-2026 | 16:47:29
Tags: Ação integrada , Cidade limpa , Cidade saudável , Saúde pública

A exemplo do ano passado, neste ano a Prefeitura também não dá trégua ao mosquito da dengue. Ação integrada que reúne as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) realiza nesta quinta-feira (29), o segundo mutirão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A região escolhida é a da Gotuzzo, no bairro Fragata, zona oeste da cidade. A operação faz parte da campanha “Deu pra ti: aqui a dengue não se cria”, responsável por uma queda de mais de 90% nos casos de dengue no município na comparação de 2025, primeiro ano da atual gestão, com o ano anterior.

Trabalhadores da limpeza urbana recolhem entulhos na Cohab Fragata, no primeiro mutirão contra a dengue do ano, semana passada, numa ação integrada entre as secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Fotos: Tobias Bernardo/Secom)

Duas retroescavadeiras e três caçambas serão colocados à disposição para recolher os entulhos deixados diante das casas pelos moradores da localidade. Desde terça-feira (27), um carro de som circulou pela região onde o mutirão será realizado para orientar a população a colocar sobre a calçada todo material passível de juntar água, como mobiliário fora de uso, pneus e outros itens e utensílios próprios para descarte. Paralelamente, agentes comunitários de saúde estarão a postos para visitar casas e estabelecimentos comerciais para detectar possíveis focos e larvas do mosquito transmissor da dengue. Semana passada, uma equipe coordenada pela Ssui esteve na região para executar serviços de roçado.

Em 2026, nos primeiros 28 dias, não há registro em Pelotas de casos de dengue. Em 2025 foram 56 casos, 14 deles importados (contraídos em outros municípios) - contra 580 em 2024.