ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura imuniza mais de 5 mil idosos no fim de semana

2,8 mil pessoas foram vacinadas neste domingo (11). A imunização para o grupo de 64 a 61 anos segue durante essa semana, dessa vez nas sete escolas municipais

Por Marina Amaral 11-04-2021 | 18:35:01

* Atualizada às 19h40min

Neste domingo (11), 2.872 idosos com 61 anos ou mais foram imunizados contra o coronavírus no drive-thru da vacinação, no Centro de Eventos da Fenadoce. O movimento foi tão intenso, que doses além do previsto precisaram ser disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o processo teve seu horário estendido, conduzido pelas cerca de 150 pessoas envolvidas.

A Ana Lúcia Specth, estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi uma delas. Ela está auxiliando no processo de vacinação ao mesmo tempo em que cumpre o estágio curricular da faculdade. Cartas escritas à mão e lembrancinhas, como chocolate, dadas pelos idosos como forma de agradecimento, fazem com que Ana esqueça a rotina puxada. “Participar deste momento é demais. A emoção deles é gratificante”, contou.

O Eni Rodrigues foi levado pela filha, Bruna, para receber a 1ª dose da proteção. “Estou faceiro. A gente esperou muito por isso. A organização aqui é nota mil, show de bola”, comemorou. Além de ser beneficiado com a vacina, ele levou sua doação de alimentos não-perecíveis para contribuir com a campanha de arrecadação. 

Daniela Jansen também levou seus pais, Maria e Alvacir, até o Centro de Eventos. Ela expressou sua alegria ao vê-los sendo vacinados e, ao mesmo tempo, lamentou a triste situação causada pela pandemia: “estamos torcendo para que a vacina chegue logo para todos”. Já Maria estava satisfeita logo após a aplicação. 

“Conseguimos chegar até aqui, com muito cuidado e isolamento social, saindo de casa apenas para o necessário”, frisou a idosa Maria Jansen, lembrando a todos da necessidade de seguir à risca as precauções para evitar o vírus.

Perto das 12h, um carro com um cartaz escrito “Partiu vacinar” se aproximava da mesa dos aplicadores. Nele, estavam Shirley Theil e a mãe, Leila, que segurava outro cartaz com os dizeres “Viva o SUS, viva a ciência”. A ansiedade e o medo, por conta de todas as vítimas que o vírus fez, se misturaram com a emoção ao receber a proteção, e as duas deixaram os pavilhões buzinando como forma de agradecimento aos profissionais de saúde.

2,7 mil idosos haviam sido vacinados até às 18h - Fotos: Michel Corvello

Vacinação nas escolas de segunda à quinta

Até a próxima quinta-feira (15), haverá vacinação contra a Covid-19 nos bairros de Pelotas, para o público com idade entre 64 e 61 anos. Na segunda (12), idosos com 64 anos poderão ir às escolas municipais para receber a 1ª dose da vacina contra. Já na terça (13) e na quarta-feira (14), os contemplados são os de 63 e 62 anos, respectivamente. Por fim, na quinta, é a vez daqueles com 61 anos.

Serão 1 mil doses em cada dia, que serão distribuídas pela SMS nos sete pontos. Para tanto, o sistema de distribuição de fichas será repetido nos locais, das 10h às 15h.

Fique atento à programação:

- Segunda-feira (12) – idosos com 64 anos ou mais;

- Terça-feira (13) – idosos com 63 anos ou mais;

- Quarta-feira (14) – idosos de 62 anos ou mais; e 

- Quinta-feira (15) – idosos de 61 anos ou mais.

Confira o endereço das escolas:

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza também acontece nas escolas. Podem contribuir os beneficiados com a vacina e seus acompanhantes. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e entregues a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia. 

Campanha de arrecadação segue nas escolas - Fotos: Michel Corvello

Agilize a vacinação levando o formulário

O formulário de vacinação pode ser levado previamente preenchido pelos idosos. Ele está disponível para download no hotsite do coronavírus, na aba ‘Formulário de Vacinação’. 

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação do cidadão, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.

Quais documentos serão solicitados?

Tanto no drive-thru quanto nas escolas municipais, quem irá se vacinar deverá apresentar identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência na hora da aplicação.

Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos: 

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou demais doenças febris.

Tags

vacinação, coronavírus, drive-thru, idosos, 61 anos ou mais, escolas, programação

Carregando 0%
Carregando 0%