Candidatos precisam integrar quadro efetivo do magistério

Prefeitura inicia processo seletivo para diretores de escola

Candidatos precisam integrar quadro efetivo do magistério
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 09-08-2024 | 15:12:32
Tags: diretor de escola , edital , escolha , processo de abertura

A Prefeitura retoma nesta sexta-feira (9) o edital de abertura do processo de escolha dos diretores de escolas municipais de Pelotas. O documento estabelece as regras para o processo seletivo interno que definirá os candidatos aptos à função de diretor/diretora de escola, de acordo com o decreto 6.889, de 8 de julho de 2024, que dispõe sobre os critérios técnicos de mérito e de desempenho e sobre a participação da comunidade escolar para designação na função de diretor escolar. O edital determina a “aferição de critérios técnicos de mérito e desempenho”, e as inscrições podem ser feitas entre as 8h do dia 19 e 12h do dia 29 de agosto. 

O processo subsidiará a escolha dos diretores de cada unidade escolar da rede – de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, o Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, e o Centro de Atendimento de Educação Especial Doutor Luiz Pereira Lima.

A Comissão Coordenadora Geral de Processo Seletivo Interno para Designação da função de Diretor Escolar (CCG) é composta por quatro representantes da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), quatro das unidades escolares, um dos centros especializados, um do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), e um do Conselho Municipal de Educação (CME). A Comissão acompanhará e fiscalizará todo o processo seletivo e será responsável por orientar a formação das comissões de cada unidade, que serão constituídas por dois representantes de cada segmento da comunidade escolar, escolhidos em assembleia geral convocada pelos Conselhos Escolares. O Processo Seletivo Interno terá validade de até quatro anos e será realizado em três etapas consecutivas. A reprovação, em qualquer etapa, elimina o candidato. 

A primeira etapa do processo é a inscrição. Podem se inscrever servidores que estão em atividade de docência ou de suporte pedagógico de forma efetiva e estável nas unidades de ensino municipais há, pelo menos, três anos; possuam formação superior em licenciatura plena ou graduação em pedagogia, ou outra licenciatura, com pós-graduação em Educação; comprove a participação e aprovação em curso ou programa de formação em gestão escolar realizada pela Smed; tenha disponibilidade de trabalho de, no mínimo, oito horas diárias; esteja no exercício de atividades nas unidades de ensino municipais; apresente Plano de Gestão Escolar dentro da realidade da unidade de ensino pública municipal; não tenha sido condenado em procedimento administrativo disciplinar (PAD) no exercício da função pública nos últimos cinco anos; não esteja em situação de permuta e/ou cedência; e não tenha mais de cinco faltas injustificadas nos últimos dois anos. Além dos requisitos anteriores, para participar do Processo Seletivo Interno direcionado aos centros especializados, os candidatos deverão comprovar pós-graduação em atendimento educacional especializado ou psicopedagogia. Ainda que atue em mais de uma instituição, só será aceita a inscrição para dirigir uma delas. Caso seja feita mais de uma inscrição, será considerada apenas a última efetivada.

A segunda etapa do processo é a formação dos candidatos, que serão chamados para cursos ou programas de formação em gestão escolar com duração mínima de 180 horas. A terceira é a elaboração do Plano de Gestão Escolar, um protocolo de intenções em que o candidato assume com a unidade de ensino que pretenda gerir, no ato de nomeação.

Após a conclusão da etapa consultiva com a comunidade escolar, os nomes serão encaminhados para indicação pela prefeita. A designação dos diretores ocorrerá ao final do ano letivo, em data a ser definida pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

As informações completas e oficiais, como inscrições, homologação, formação, planos de gestão escolar e consulta à comunidade, devem ser conferidos no edital, que pode ser encontrado, a partir de sexta-feira, em https://transparencia.pelotas.com.br/informacoespublicas/publicacoes/lista.php?id_categoria_publicacao=18 

Confira o cronograma

9/8/2024 – Publicação do Edital

9/8 a 15/8/2024 – Prazo para impugnação do Edital

16/8/2024 – Resultado dos recursos da impugnação do Edital

19/8/2024 a 29/8/2024 – Inscrições pelo link: https://pelotas.com.br/selecaodiretorescolar

30/8/2024 – Divulgação das inscrições deferidas

2/9 a 6/9/2024 – Prazo para recurso das inscrições

9/9/2024 – Homologação dos inscritos

De setembro a novembro/2024 – Formação

18/11/2024 – Entrega do Plano de Gestão Escolar

19/11 a 29/11/2024 – Prazo para avaliação dos Planos

3/12/2024 – Resultado Final do Processo Seletivo Interno – Diretor Escolar

6/12/2024 – Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo

9/12 a 20/12/2024 – Consulta Popular

Notícias Relacionadas

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

SME encerra Curso de Formação em Gestão

SME encerra Curso de Formação em Gestão

Prefeitura utilizará PND para concurso público do magistério

Prefeitura utilizará PND para concurso público do magistério