Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos retomam a campanha "Deu pra ti, aqui a dengue não se cria". Recolhimento de entulhos na Cohab Fragata será quinta-feira (22)

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos retomam a campanha "Deu pra ti, aqui a dengue não se cria". Recolhimento de entulhos na Cohab Fragata será quinta-feira (22)

Por Roberto Ribeiro 20-01-2026 | 15:15:53
Tags: SUS , Combate à dengue , Mutirão de limpeza , Recolhimento de entulhos , Campanha

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), retoma nesta semana a campanha “Deu pra ti, aqui a dengue não se cria” - operação integrada que envolve também a Secretaria de Comunicação (Secom), pasta que criou a ação nos primeiros dias da gestão, em janeiro do ano passado. No ano anterior, 2024, o município registrou 580 casos de dengue. Em 2025, este número caiu para apenas 56, 14 deles importados - contraídos em outros municípios, uma queda de 90,34%.

Agente de controle de endemias é visto no interior de uma propriedade particular na Cohab Lindóia para aplicar produtos químicos contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue (Fotos: Divulgação/SMS)

Um carro de som contratado pela SMS circula três horas por dia, manhã e tarde, pela Cohab Fragata. O sistema de som orienta os moradores a descartar na calçada, diante das suas casas, “tudo que possa juntar água”, como mobiliário fora de uso, pneus, entre outros itens e utensílios próprios para descarte. Na quinta-feira (22), em um mutirão coordenado pela Ssui, todo esse material será recolhido, em uma ação preventiva contra o mosquito da dengue (Aedes aegypti). “Retomamos porque surtiu efeito, e os números demonstram isso, basta ver o quanto tínhamos de casos quando assumimos a gestão e quanto havia agora, no fim de 2025, o que dá certo a gente mantém”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria, Vera Neto. 

Paralelamente ao carro de som na Cohab Fragata, agentes de controle de endemias estão aplicando produtos químicos como cielo e fluodora em todas as regiões da zona urbana. Nesta terça-feira (20), as aplicações se concentraram nas zonas norte (Cohab Lindóia) (zona norte) e oeste (Fragata). “Onde tem foco e casos positivos a gente faz aplicação”, assegura Vera. 

Conforme ela, as duas substâncias não oferecem riscos à saúde humana. Ambas atacam as larvas e o próprio mosquito onde ambos são detectados. Atividades envolvendo a campanha “Deu pra ti, aqui a dengue não se cria” terão sequência até maio deste ano, período de maior incidência de proliferação do Aedes aegypti.