Prazo médio para expedição do documento é de sete dias. Solicitação deve ser feita na Secretaria de Urbanismo (Seurb) ou pela plataforma Asten

Prefeitura já emitiu 1,5 mil alvarás até julho deste ano

Prazo médio para expedição do documento é de sete dias. Solicitação deve ser feita na Secretaria de Urbanismo (Seurb) ou pela plataforma Asten
Por Roberto Ribeiro 25-08-2025 | 11:06:44
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A Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), já expediu 1,5 mil alvarás de todos os tipos até 15 de julho deste ano a um prazo médio de sete dias para análise e expedição - desde que com toda a documentação anexada ao processo. Os alvarás podem ser requeridos presencialmente, na sede da Seurb (rua Lobo da Costa, 520, Centro), ou via internet, pela plataforma Asten (Alvarás Online). A Secretaria também oferece canais de atendimento para sanar dúvidas dos interessados, como whatsapp (53 - 99949-0526) e email (setoralvaras.seurb@pelotas.rs.gov.br). 

O município concede seis tipos de alvarás: para serviços como autônomo; para registro de ponto de contato; para microempreendedor individual (MEI - para atividades econômicas consideradas de baixo impacto); alvará expresso (com validade de 180 dias, prorrogável por igual período); alvará extraordinário (para instituições de caráter de relevância social e comunitária, como hospitais e afins); e alvará de localização municipal.

Documentação

Confira os documentos necessários para obtenção do alvará, conforme o caso específico:

Identificação do requerente e constituição da empresa ou empreendimento

Viabilidade da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (Jucis/RS)

Alvará de PPCI nos casos exigidos pelo Corpo de Bombeiros

Estudo de Impacto e/ou Termo de Concordância de Vizinhança (para casos de aglomeração de público, atividades noturnas e produtos de alta periculosidade)

Regularidade fiscal (outros documentos específicos à atividade econômica também podem ser solicitados)

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