
Prefeitura lança edital para escolha das Cortes do Carnaval 2026
A Prefeitura de Pelotas, através do Gabinete da vice-Prefeita, publicou no site do Executivo, o Edital nº 0001/2025 para escolha das seis tituladas que irão compor as Cortes do Carnaval de Pelotas 2026, estabelecendo as regras a serem observadas para participação do concurso e premiação. O concurso será realizado no dia 6 de dezembro, às 19h, no Largo do Mercado Central, e as inscrições gratuitas das candidatas devem ser realizadas no formato online, no endereço eletrônico https://pelotas.com.br/cultura/carnaval, a partir de 10h desta segunda-feira (13).
Na tarde desta sexta-feira, a vice-prefeita Daniela Brizolara reuniu-se com representantes das secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur), da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, que integram o Grupo de Trabalho responsável pela organização do concurso, sob coordenação do Gabinete da Vice-prefeita.
“O Concurso das Cortes vai ser o ponto de largada para o nosso Carnaval”, disse Daniela.
Na reunião ficou definido que o Grupo de Trabalho fará reuniões semanais, às sextas-feiras, para acompanhar o processo de inscrições e tratar dos assuntos pertinentes ao evento. No dia 17, discutirão o calendário de atividades das candidatas e no dia 24, irão tratar dos critérios dos jurados.
O Concurso irá escolher as tituladas de duas cortes:
Carnaval:
Rainha do Carnaval;
1ª Princesa do Carnaval;
2ª Princesa do Carnaval.
Carnaval da Diversidade:
Rainha da Diversidade;
1ª Princesa da Diversidade;
2ª Princesa da Diversidade.
Sobre as inscrições
Ao acessar a página de inscrição, as candidatas deverão preencher o formulário de forma completa, anexando todos os documentos exigidos no Edital. Serão aceitas até 25 inscrições, para cada corte. O prazo de inscrição vai até as 23h59min do dia 24 de outubro, mas caso o número máximo seja atingido antes do prazo final, as inscrições serão encerradas antecipadamente. Cada entidade deverá apresentar apenas uma candidata por categoria, ou seja, poderá inscrever uma candidata para cada uma das cortes.
Em caso de inacessibilidade de meios digitais para realizar a inscrição online, a candidata poderá acessar equipamento eletrônico junto ao Gabinete da vice-Prefeita, no Paço Municipal – localizado na Praça Coronel Pedro Osório, n.º 101, 2º andar, Centro, comparecendo pessoalmente de 13 a 17 de outubro, das 10h às 13h.
No ato da inscrição, as candidatas deverão anexar todos os documentos exigidos no Item 5 do Edital. A ausência de qualquer documento resultará na eliminação automática. Será obrigatória a participação em, pelo menos, 75% de todas as etapas do concurso, incluindo reuniões, ensaios, palestras, oficinas e desfiles. A entidade carnavalesca a que esteja vinculada a candidata deverá estar com toda sua documentação devidamente legalizada e atualizada.
Requisitos para participação
São requisitos para participação no concurso para as Cortes do Carnaval – Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa: ter 18 anos completos, ou a completar no ano de realização do concurso; residir na cidade de Pelotas há mais de um ano; estar vinculada a uma entidade carnavalesca regular há mais de um ano; estar em pleno gozo de saúde e condições físicas, mediante assinatura da declaração anexa; não ser membro da corte atual, ou seja, não ser ocupante de nenhum dos cargos das Cortes do Carnaval 2025.
As cortes eleitas representarão a cidade de Pelotas em eventos oficiais e atividades promocionais do Carnaval, tanto no Município quanto em outras localidades, durante o período da vigência do título.
Ao se inscreverem no concurso, as candidatas concordam em autorizar o uso de imagem, nome e a voz para fins publicitários e comerciais relacionados ao Carnaval de Pelotas, sem cobrança de cachê, e estar disponíveis para participar dos compromissos oficiais do cargo, incluindo eventos durante o Carnaval, cerimônia de passagem da faixa para seus sucessores e eventos do calendário oficial do Município.
Premiação
As candidatas selecionadas para integrarem as Cortes do Carnaval de Pelotas 2026 receberão a título de premiação:
Rainha do Carnaval: Prêmio de R$ 1.500,00, pago em até 60 dias após o concurso, faixa e brindes de patrocinadores;
1ª e 2ª Princesas: Prêmio de R$ 1.000,00 cada, pago em até 60 dias após o concurso, faixa e brindes dos patrocinadores;
Rainha da Diversidade: Prêmio de R$ 1.500,00, pago em até 60 dias após o concurso, faixa e brindes de patrocinadores;
1ª e 2ª Princesas: Prêmio de R$ 1.000,00 cada, pago em até 60 dias após o concurso, faixa e brindes dos patrocinadores;
Não podem participar do concurso servidores públicos de carreira ou ocupantes de cargo de livre nomeação e exoneração da Administração Municipal Direta ou Indireta.