ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura mantém vacinação de acamados

Município já imunizou 664 idosos acamados e cuidadores. Novo lote deve chegar a Pelotas nesta quinta-feira (25)

25-02-2021 | 14:13:42

A Prefeitura de Pelotas alcançou o total de 664 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, em idosos acamados com mais de 85 anos e em seus cuidadores. Novo lote está previsto para chegar no Município nesta quinta-feira (25).

Idosos acamados e seus cuidadores recebem o imunizante - Fotos: Rodrigo Chagas

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a manhã desta quinta-feira, haviam sido imunizados 332 idosos acamados, com mais de 85 anos, e 332 cuidadores. Entre eles, a dona Vilma Gularte Pinheiro de 93 anos.

"Foi muito tranquilo. Os profissionais que vieram foram atenciosos e calmos. É um grande alívio para a nossa família", desabafou a filha e cuidadora da idosa acamada, Maria Firmina Pinheiro de Oliveira, 67 anos, que também recebeu a primeira dose da prevenção contra o coronavírus.

Até o final da tarde da quarta-feira (24), 1.837 acamados, de várias idades, foram cadastrados no Município. A Vigilância em Saúde alerta sobre a importância de cadastrar os idosos acamados, no site da Prefeitura, para que recebam a imunização. As pessoas que precisarem cancelar a visita dos técnicos responsáveis pela aplicação da vacina podem entrar em contato com o setor de Rotas da Imunização da SMS pelo telefone (53) 99107.4666, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

Idosos institucionalizados recebem 2ª dose

Pouco mais de um mês após o início da vacinação nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em Pelotas, a aposentada Marlei de Souza, 70 anos, moradora do Asilo de Mendigos, comemora o fato de ter recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e se permite fazer planos.

"Sinto-me muito bem, fui muito bem atendida, não tive alteração nenhuma. Agora, o meu maior desejo é poder ir, daqui a um tempo, no comércio comprar meus alimentos, com todos os cuidados, claro. Muito obrigada por tudo", disse a residente da maior ILPI do Município.

A diretora das Vigilâncias em Saúde, Tamires Furtado, relata que, entre a segunda-feira (22) e até a manhã desta quinta-feira, foram vacinados, com a segunda dose, 312 idosos e 168 funcionários de ILPIs. Pelotas tem cerca de mil idosos institucionalizados e aproximadamente 600 trabalhadores nessas instituições - todos já receberam a primeira dose da vacina.

Novo lote chega nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul recebeu, na quarta-feira desta semana, novo lote do imunizante, com 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), as doses devem chegar aos municípios da região sul até esta sexta-feira (26).

O sistema de acompanhamento da vacinação no Estado mantém 18.159 vacinas aplicadas no registro total de Pelotas, o que representa 68% do montante recebido pelo Município.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, covid, vacina, vacinação, idosos, acamados, idosos institucionalizados

Carregando 0%
Carregando 0%