ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura orienta retorno às aulas na rede municipal

Ano letivo de 2022 tem início nesta quarta-feira (23), de forma 100% presencial. Segurança e acolhimento serão garantidos a alunos, professores e demais trabalhadores da educação

Por Marina Amaral 22-02-2022 | 10:04:37

A partir desta quarta-feira (23), tem início o ano letivo de 2022 da rede municipal de ensino. O retorno das aulas no formato totalmente presencial vem ao encontro do avanço da imunização contra a Covid-19 em Pelotas e vai acontecer seguindo todas as medidas sanitárias de combate ao vírus, como uso obrigatório de máscara de proteção e uso de álcool gel, água e sabão por parte de estudantes, professores e demais trabalhadores da área da educação. Todas as escolas possuem os planos de contingência aprovados pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-E) Municipal. 

Fotos: Michel Corvello e Rodrigo Chagas/Arquivo Ascom

Voltam com aulas totalmente presenciais 90 educandários da rede municipal. Conforme explica a titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef) Jeremias Fróes e infantil (Emei) Ary Alcantara terão calendário escolar próprio, uma vez que estão em processo de reforma para atender demandas apontadas pelas Vigilâncias. “As novas EMEIs Maria Lídia Magliani e Lory Huber serão inauguradas em breve, com cronograma também diferenciado”, apontou a secretária. 

O horário de funcionamento é, na maioria das instituições de ensino, das 7h30min às 17h30min. Algumas escolas, ainda, funcionam no turno da noite, por possuírem a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Todos os estudantes deverão retornar à presencialidade, salvo aqueles que, por razões médicas, devem permanecer no ensino remoto. Esses alunos precisam apresentar laudo médico comprovando a necessidade de afastamento e serão atendidos por estratégias próprias oferecidas pela rede municipal, a qual deve garantir o ensino-aprendizagem. 

A máscara de proteção facial é obrigatória para jovens acima de dez anos, adultos e funcionários. O equipamento também deve ser utilizado por crianças entre três e nove anos, sob supervisão e auxílio de adultos. Em todos esses casos, os alunos são orientados a levar máscara reserva na mochila. Já crianças com menos de três anos não precisam do material. 

A vacinação não será exigida dos alunos neste primeiro momento do retorno, no entanto, o Município incentiva a imunização das crianças e jovens. Quem estiver com suspeita de infecção pelo coronavírus, deverá ficar isolado e procurar os serviços de saúde; se isso ocorrer dentro dos educandários, será isolado em local destinado exclusivamente para este fim. 

Ainda de acordo com Adriane, caso os pais e responsáveis tenham dúvidas referentes a esse retorno presencial das aulas municipais, devem procurar as equipes diretivas das escolas, que trabalham em conjunto com o Município para garantir um processo seguro e de acolhimento a todos os envolvidos. Se houver necessidade, podem recorrer à Smed.

No documento abaixo, estão listados os endereços das EMEIs e EMEFs:

Tags

volta às aulas, rede municipal, imunização, pelotas, ano letivo 2022

Carregando 0%
Carregando 0%