ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura orienta sobre nova antecipação da vacina contra Covid-19

Antecipação da aplicação da segunda ou terceira doses é destinada a pessoas com viagem para o exterior marcada por motivo de trabalho ou estudo devidamente comprovado

Por Marina Amaral 10-11-2021 | 14:41:33

*Atualizada às 9h16min do dia 11/11/2021.

A Prefeitura, conforme a publicação do Informe Técnico nº 12 da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, orienta sobre a antecipação da aplicação da segunda ou terceira doses da vacina contra a Covid-19, para pessoas com viagem internacional marcada por motivo de trabalho ou estudo, devidamente comprovado. O Município especifica o Laboratório Municipal e o Shopping Pelotas como os pontos preferenciais a serem procurados pelos viajantes.

Para a CoronaVac, o intervalo entre primeira e segunda dose deve ser de 14 dias. Para a AstraZeneca, o período é de 28 dias e, para a vacina Pfizer, o período de espera entre doses é de 21 dias. Vale lembrar que a dose de reforço é destinada a idosos com 60 anos ou mais.

Para a antecipação, deverá ser apresentada a passagem de destino e a declaração disponível no hotsite do coronavírus da Prefeitura.

Demais direcionamentos

O Informe Técnico nº 12 também aponta que pessoas que fizeram a primeira dose de CoronaVac não possuem indicação para receber o complemento da imunização com outro tipo de vacina - Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. 

Com relação a quem completou o esquema vacinal com as duas doses da Coronavac e precisa viajar para países que não incluem essa vacina entre as autorizadas, de acordo com a Nota Técnica nº 55 do Ministério da Saúde, poderão receber uma terceira dose de reforço com outro imunizante aceito pelo local de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda dose da Coronavac e a terceira de outro imunizante será de 28 dias.

É importante reforçar a obrigatoriedade da emissão do certificado de vacinação no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, a fim de comprovar o esquema vacinal. Maiores informações referentes à imunização, comprovantes de testes negativos para a presença do vírus ou necessidade ou não de quarentena devem ser buscadas pelos viajantes junto às embaixadas ou consulados dos respectivos países para onde se deslocará.

Confira a Nota Técnica nº 55

Confira o Informe Técnico nª 12

Tags

vacinação, covid-19, antecipação, viagem internacional, trabalho, estudo

Carregando 0%
Carregando 0%