Paula enfatiza necessidade de manter Sala de Situação ativa
Por César Soares 03-06-2024 | 17:57:23
A mobilização de diferentes frentes das equipes municipais para a reconstrução dos acessos à Colônia de Pescadores Z3 e, também, ao balneário Valverde, na praia do Laranjal, locais extremamente atingidos pelas cheias em Pelotas, foi o foco da reunião de planejamento na Sala de Situação, na manhã desta segunda-feira (3). A prefeita Paula Mascarenhas ressaltou a importância de manter a Sala de Situação operando enquanto as projeções para a estabilização dos mananciais não forem confirmadas.
Apesar de uma recente diminuição do nível das águas na Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo, a prefeita pediu cautela, citando análises meteorológicas que indicam que esta melhora se deve aos fortes ventos de orientação Sul das últimas horas. "Os profissionais da matemática estão fazendo novos cálculos com estudos e modelos que buscam uma previsibilidade de quando vamos sair desse processo de crise climática aqui em Pelotas -pelo menos um intervalo de dias em que deveremos estar fora de quaisquer riscos. Assim que tiverem os dados, vamos apresentar a todos aqui", afirmou Paula.
Conforme explicou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Romualdo Junior, o único acesso por terra à Z3 atualmente é a estrada que começa na comunidade Posto Branco, de cerca de 20,7 quilômetros de extensão (estrada do Posto Branco). Em vários trechos o leito da via está abaixo do nível dos terrenos das propriedades rurais e estão sendo levantados. As equipes atuam desde segunda-feira passada nas "bacias de água" com rachão (aterro). Depois da avaliação das condições do solo diante do tráfego dos próprios caminhões bitruck da obra, das granjas e do Exército serão feitas escavações em dois trechos próximos à chegada da Z3 para remoção das partes da via com greda maleável (conhecido como borrachudo) para colocação de material mais firme. Nesta terça-feira (4) começam os trabalhos de limpeza e remoção da areia na avenida Rubens Machado Souto, o tradicional acesso à Colônia de Pescadores.
Paralelamente, as equipes do Sanep trabalham para melhorar o escoamento das águas nos balneários Santo Antônio e Valverde. Depois da construção do barramento da água entre a avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção e o canal da Nova Prata, de quase um quilômetro, a casa de bombas do Pontal da Barra voltou a funcionar. Ao todo, sete bombas estão fazendo a drenagem das águas.
A semana começa com 356 abrigados entre os alojamentos municipais da Z3, da escola Edmar Fetter (Laranjal), CAVG e a unidade unificada que reúne o contingente do Exército da Salvação e Cenáculo. Os abrigos da AABB e Esef foram desarticulados e os abrigados foram direcionados ao CAVG. Nos próximos dias deve ser desativado o abrigo da escola Edmar Fetter para a retomadas as aulas. A Smed informou que retomou as atividades em 86 escolas municipais e dois centros especializados nesta segunda-feira. Na terça (4) mais seis escolas recomeçam as aulas.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) trabalha com as equipes e embarcações da Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar) no reforço do dique do Valverde, cujos sacos de contenção seguem sendo retirados do local por barqueiros. Os pontos removidos foram no final da rua Quaraí, na avenida 31 e na rua Novo Hamburgo.