Atividade foi realizada nesta quarta-feira (18), na frente da Biblioteca Pública Pelotense, com direito a café da manhã para o público-alvo do projeto
Por Carol Quincozes 18-12-2024 | 20:11:14
A Prefeitura de Pelotas promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), a edição de Natal e Ano Novo do projeto Consultório na Rua, na frente da Biblioteca Pública Pelotense (BPP). O objetivo do encontro foi realizar confraternização com as pessoas em situação de rua, além de chamar a atenção para as atividades habituais da iniciativa que, por intermédio de equipes multiprofissionais da Secretaria de Saúde (SMS), oferecem consultas médicas, pequenos procedimentos, aplicação de vacinas e testes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite.
A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional. Em Pelotas, a iniciativa é realizada diariamente, por diversas regiões da cidade, em formato itinerante, a partir da utilização da unidade móvel do projeto. Durante as manhãs de quarta-feira, das 9h às 11h30min, o Consultório na Rua fica localizado na frente da BPP.
Conforme a coordenadora da Rede de Atenção às Equidades, Bianca Medeiros, o Consultório na Rua consolidou-se como um serviço muito importante, que atende as parcelas mais vulneráveis da população. Segundo ela, nos dias que a unidade móvel permanece na área central da cidade, são feitas em média 50 consultas.