Iniciativa visa qualificar atendimento ao usuário que precisa recorrer ao serviço

Prefeitura realiza treinamentos de primeiros socorros à equipe do Samu

Iniciativa visa qualificar atendimento ao usuário que precisa recorrer ao serviço
Por Roberto Ribeiro 18-03-2025 | 15:58:18
Tags: Capacitação, Qualificação, Atendimento

A Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu), promoveu segunda-feira (17) treinamento de primeiros socorros voltado aos radio-operadores e telefonistas auxiliares de regulação médica do Samu em Pelotas. A atividade, desenvolvida com metodologia teórico-prática, foi realizada em parceria com a unidade local do Senac. 

Foram abordados temas como parada cardiorrespiratória, engasgo, imobilizações, convulsões, hemorragias e animais peçonhentos. Outros dois cursos a cargo do Núcleo serão ministrados ainda esta semana: Capacitação em imobilizações, nesta quarta-feira (19), e Treinamento BLS (Suporte Básico de Vida, em tradução livre), na sexta-feira (21), no qual o conteúdo versa sobre identificar casos de parada respiratória e cardiorrespiratória.

Radio-operadores e telefonistas do Samu em Pelotas assistem a curso de capacitação em primeiros socorros ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (Fotos: Divulgação/SMS)
“É preciso que a equipe tenha noção prática e vivencie a situação, por isso fizemos um treinamento teórico-prático para que nosso profissional, ao atender o usuário, possa coletar as informações com precisão o mais rápido possível para repassar ao médico, e assim se encaminhe a ambulância correta”, explica o enfermeiro diretor da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Marcelo Rodrigues da Rosa. 

Conforme ele, apesar de ser um treinamento considerado de primeiros socorros, o conteúdo aborda desde casos clínicos graves, como parada respiratória, parada cardiorrespiratória e AVCs, a casos mais comuns, como fraturas e lesões de membros inferiores e superiores. “São os telefonistas e radio-operadores que precisam medir essa temperatura, por isso a importância de viverem isso na pele, sentir esse treinamento, ser imobilizado, imobilizar pacientes e aprender manobras de reanimação cardiopulmonar para que, na mente, seja capaz de imaginar o que está acontecendo para acionar a equipe e ambulância adequada”, afirma.

Notícias Relacionadas

Retrate sedia curso de confecção em lã crua

Retrate sedia curso de confecção em lã crua

População não ficará sem vacinas no feriadão

População não ficará sem vacinas no feriadão

Pelotas confirma aumento de casos de dengue

Pelotas confirma aumento de casos de dengue

Prefeitura recebe R$ 2 milhões em emenda parlamentar

Prefeitura recebe R$ 2 milhões em emenda parlamentar