ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Prefeitura recolhe embalagens de agrotóxicos em agosto

Primeira etapa do programa, sempre em junho de cada ano, foi prorrogada devido à crise climática

Por Tânia Magalhães 21-06-2024 | 12:57:37

Anualmente, a Prefeitura desenvolve duas etapas de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na zona rural – uma em junho e outra em dezembro. Neste ano, devido a condições climáticas atípicas, que interferiram nas atividades agrícolas, o primeiro período para entrega do material está marcado entre os dias 19 e 23 de agosto. Os recipientes devem passar por procedimentos de segurança, antes da entrega nas administrações distritais, para evitar contaminação.

“As embalagens vazias, reservadas para descarte, devem receber tríplice lavagem, perfuração e acondicionamento. Essas etapas do processo precisam ser seguidas por questões de segurança para impedir a poluição ambiental”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.

O material entregue pelos produtores será recolhido nas administrações distritais pela Prefeitura e levado à Central Regional de Recolhimento, localizada no município do Capão do Leão, de onde as embalagens serão transportadas para indústrias de reciclagem de fora do Estado.

Processo de preparação

- Tríplice lavagem - o produtor deve colocar ¾ de água na embalagem vazia, agitar, adaptar o pulverizador e dispersar o conteúdo na lavoura. Esse procedimento precisa ser realizado três vezes. O resíduo presente no recipiente será aproveitado e evitará contaminação. 

* Perfuração - as embalagens devem ser entregues perfuradas, sem tampa e lavadas três vezes.

* Acondicionamento – as embalagens devem ser acondicionadas em sacolões plásticos. 

O passo a passo é válido para todas as embalagens vazias de agrotóxicos, sejam as flexíveis de 250 e de 500 mililitros, sejam os frascos de um litro, sejam os galões de cinco e de 20 litros.

Tags

embalagens de agrotóxicos, recolhimento em agosto

Carregando 0%
Carregando 0%