
Prefeitura retoma obra de desobstrução no Sítio Floresta
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), retomou nesta semana o trabalho de desobstrução e drenagem no loteamento Sítio Floresta, zona norte de Pelotas. O serviço iniciado na atual gestão precisou ser intensificado na última semana de junho, especialmente nas imediações do cruzamento das ruas Seis e Quatro, onde o contingente de trabalhadores se deparou com uma “cratera” de quase oito metros de diâmetro. A atividade, no entanto, precisou ser interrompida diante do risco de enchente nas praias do Laranjal, o que mobilizou todas as equipes da Ssui em obras de contenção contra cheias.

A situação da rua Seis. no Sítio Floresta, na última semana de junho deste ano, quando equipe da Ssui chegou ao local para obras de desobstrução (Fotos: Divulgação/Ssui)
De acordo com o titular da Secretaria, Mateus Consen, a situação encontrada no Sítio Floresta é similar à da rua 22 de Maio, também na zona norte da cidade. Situação que impactava a vida dos moradores com problemas como obstrução de esgoto pluvial e cloacal, principalmente em dias de chuva, com o esgoto retornando para dentro das casas, e mobilidade, alterando o trajeto do transporte coletivo, restrição de entregas e potencializando o risco de acidentes. Os mesmos transtornos que atingem moradores do Sítio Floresta.
“E o problema tem sempre a mesma causa, anos de falta de atenção do poder público municipal em relação à obras e serviços de manutenção na rede, com muita sujeira e tubulação inadequada”, critica o secretário.
Com uma equipe formada por 11 trabalhadores (seis deles da Mão de Obra Prisional - MOP), uma retroescavadeira e uma caçamba, já foram recuperados 400 metros de rede, o que envolve troca de tubulação (adquirida pelos moradores, em alguns casos há mais de um ano), remoção de raízes de árvores mortas, supressão de uma árvore, além de retirada de tubulação inadequada, avariada e formada por pneus - que ao longo do tempo não deu o resultado esperado. Duas travessias com canos fornecidos pelo Sanep também integram o pacote de ações na região, uma no cruzamento das ruas Três e Seis, já instalada, e a outra, em andamento, na rua Seis com Quatro.

Equipes coordenadas pela Ssui operam na manhã desta terça-feira em obras de desobstrução e drenagem no Sítio Floresta, zona norte de Pelotas
O trabalho tem continuidade nesta terça-feira (15). Conforme o diretor do Departamento de Drenagem Urbana da Ssui, arquiteto Thiago Andrades, o volume de água retido diante da obstrução da rede impressiona. Conforme ele, a situação dá a medida da quantidade de famílias impactadas com o sistema de esgoto comprometido na região.