
Prefeitura se reúne com moradores da Barra para ajustes na rota do ônibus
A Prefeitura, via representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), ouviu na tarde desta quarta-feira (8) moradores da Barra do Laranjal. O encontro chamado pela comunidade debateu as condições do serviço nos primeiros dois dias de funcionamento, principalmente em relação a ajustes no itinerário, possibilidade de ampliação de horários a partir de estudos de viabilidade técnica e garantir a permanência da linha, que funciona nestes primeiros 15 dias em caráter experimental.

Secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli (à direita da imagem), conversa com moradores da Barra do Laranjal durante reunião chamada pela comunidade. Localidade passou a contar com serviço de transporte coletivo pela primeira vez (Fotos: Divulgação/Seurb)
O secretário Cláudio Montanelli, que participou da reunião juntamente com o responsável pelo setor de Transporte da Secretaria, Marcos Storch, ouviu as demandas dos moradores e concordou com o principal ajuste na rota, reivindicado pelos moradores. A partir desta quinta-feira (9), o ônibus começou a sair às 7h15 da galeria da praça Piratinino de Almeida, na área central, sentido balneário Santo Antônio Direita e, dali, vai para a Barra. O retorno garante acesso ao posto de saúde e à escola Edmar Fetter, pela via Santo Antônio Esquerda. Nos primeiros três dias com a linha em vigor, o coletivo saía diretamente da garagem da empresa que integra o Consórcio para a Barra, não embarcando passageiros no caminho.
“Desta forma a linha ganha em viabilidade financeira, pois vai recolher outros usuários ao longo do percurso, e isso é importante para a continuidade do serviço, o que interessa muito aos moradores e ao governo, conseguimos fazer este ajuste por meio do diálogo, o que sempre é positivo”, disse o titular da STT.
O segundo horário, das 18h25, também com saída da galeria da praça Piratinino de Almeida, o trajeto faz o sentido esquerda pelo Alphaville, vai para a Barra, volta pelo balneário Valverde e, na garagem, faz baldeação. Os passageiros passarão para outro veículo com destino à área central de Pelotas.
O encontro, realizado no restaurante Pontal da Barra, também contou com a participação da chefe de gabinete da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Fabiane Fonseca, que é oriunda da comunidade, e do gerente operacional do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas, Antônio Crizel.
Demais encaminhamentos
Outras duas deliberações foram encaminhadas na reunião com os moradores da Barra: STT e consórcio farão um estudo técnico da viabilidade de inclusão de um terceiro horário, ao meio-dia, com saída da galeria, e a instalação de um quebra-molas na entrada da comunidade.