ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Prefeitura sorteia espaços para ambulantes na Festa de Iemanjá

Comerciantes participaram da reunião chamada para esta quarta-feira (29) no auditório da Seurb

Por Roberto Ribeiro 29-01-2025 | 17:48:39

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), fez nesta quarta-feira (29) reunião com os ambulantes inscritos para comercializar lanches na Festa de Iemanjá, que será realizada neste fim de semana (sábado e domingo, 1º e 2 de fevereiro) no Balneário dos Prazeres (Barro Duro) para um público estimado em 12 mil pessoas. O grupo de 26 comerciantes foi recebido no auditório da Secretaria para acompanhar o sorteio dos espaços a que terá direito, ao longo da praça Aratiba em direção à praia. O encontro também serviu para estreitar relações entre a administração e os empreendedores com vistas ao calendário de eventos do município.

“Foi um momento importante porque procuramos avançar para além de um simples sorteio”, disse o secretário de Urbanismo, Otávio Peres, anfitrião da reunião. Conforme ele, o contato faz parte de um contexto em processo de criação na cidade, sob princípios de participação popular e democracia. “É como precisamos pensar a cidade e os próprios eventos”, defendeu. Na ocasião, foram levantadas tanto pelos ambulantes como pela equipe da Seurb questões específicas sobre a festa no Balneário dos Prazeres, a mais tradicional e popular do município dentre as previstas para a data (há programação alusiva também no bairro da Balsa e no Quadrado, na região do Porto). A ideia é que assim, e cada vez mais, se possa ajustar a edição deste ano e dos próximos. “O governo vai manter o protagonismo da organização, caminhando para uma melhoria constante”, garantiu o titular da Seurb.
Ambulantes inscritos para comercialização de lanches e bebidas na Festa de Iemanjá no Balneário dos Prazeres (Barro Duro) conversam com representantes da Secretaria de Urbanismo no auditório da pasta, durante reunião para sorteio dos espaços no evento (Fotos: Volmer Perez)

Dentre as melhorias, a Prefeitura confirmou presença com vários serviços nos dois dias de evento. Entre esses, o de fiscalização. Reivindicação dos ambulantes, foi reiterada a proibição desse tipo de comércio fora do perímetro traçado para esta finalidade. “A Prefeitura vai coibir”, assegurou o secretário.

O comerciante Mauro Francisco Larroque acompanha reunião desta quarta-feira (29) na Seurb. Organização e diálogo com equipe da Secretaria contribuiu para participar pela primeira vez da Festa de Iemanjá no Barro Duro

O diálogo foi bem recebido. Mauro Francisco Larroque, dono de uma lanchonete no bairro Fragata, se sentiu encorajado a dar início ao projeto pessoal de oferecer seus produtos para além do ponto fixo. Com o trailer que investiu para trabalhar em eventos, vai participar pela primeira vez da Festa de Iemanjá no Balneário dos Prazeres. “Tentei outra vez, mas desisti, estava muito confuso, desta vez não, desta vez foi tranquilo, o pessoal foi acessível, se houver esse mesmo ambiente para outros eventos e o retorno for positivo, vou ser presença garantida”, elogiou. 

Moradora do Barro Duro, Fernanda Loreto Camargo só atua como ambulante do setor de alimentos na Festa de Iemanjá na localidade. Ela elogia a busca por diálogo com a comunidade na organização do evento 

Assistente social que aguarda nomeação para função pública, Fernanda Loreto Camargo também gostou da relação aberta pela Prefeitura com os empreendedores do setor. “É preciso trabalhar dessa forma, buscando participação com a comunidade, a festa ocorre uma vez por ano, mas tem que trabalhar o ano inteiro para que seja cada vez melhor”, afirmou ela, que ao contrário de Mauro, tem larga experiência na festa tradicional do Balneário dos Prazeres, onde mora desde que nasceu. Em um gazebo, vai oferecer batatas chips e pastéis. Tudo frito na hora. “É tradição familiar, estamos sempre com banca na festa”, disse.

A montagem dos gazebos e instalação de trailers no espaço destinado ao comércio ambulante será permitida a partir das 18h de sexta-feira (31) até as 18h de sábado (1º). O funcionamento ficará a critério dos próprios empreendedores. Esta edição também terá espaço para feira popular, com dez expositores que estarão oferecendo peças de vestuário, de artesanato, acessórios, guias, entre outros souvenirs típicos do evento.

Tags

Participação, Diálogo, Evento, Balneário dos Prazeres

Carregando 0%
Carregando 0%