Prefeitura testa equipamento de varrição elétrica
A Prefeitura, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e Urbanismo (Seurb), colocou em operação na manhã desta segunda-feira (1º) uma varredeira elétrica para atuar principalmente no calçadão da área central, nas ruas Andrade Neves, Sete de Setembro e 15 de Novembro, e adjacências do Centro Histórico. O equipamento, a exemplo da capina elétrica, está sendo adotado em caráter experimental.
“Estamos inaugurando um novo equipamento para varrição do calçadão, um veículo elétrico, com menos emissão e mais sustentabilidade, mais eficiente, tornando possível otimizar os serviços, deslocando os funcionários da limpeza urbana para trabalhos emergenciais, enfim, uma ação muito importante para a melhoria da limpeza urbana”, disse o prefeito Fernando Marroni.
Prefeito Fernando Marroni (ao fundo) acompanha o funcionamento da varredeira elétrica, colocada em operação em caráter experimental no Centro Histórico da cidade na manhã desta segunda-feira (1º) (Fotos: Volmer Perez/Secom)
O equipamento será avaliado pelos gestores das secretarias envolvidas. Se aprovado, será incluído no novo processo de licitação para a limpeza urbana, previsto para ser lançado no meio do ano que vem. Na sexta-feira (28), a Prefeitura colocou em operação, também em caráter experimental, a capina elétrica. O equipamento está sendo utilizado em um quadrilátero formado entre as ruas Doutor Cassiano e Barão de Butuí, e avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e rua Almirante Barroso. Se aprovado pela gestão, também será exigido no edital de licitação de limpeza urbana previsto para 2026.