
Prevpel celebra o Dia Internacional da Mulher com atividades especiais
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel-FAM) realizará, na próxima sexta-feira (8), uma série de atividades especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As visitantes da sede receberão mudas de suculentas em embalagens comemorativas, além de panfletos que promovem reflexão sobre a data e orientações de saúde, além de sorteio de um ensaio fotográfico, cortesia do Foto Dez +, com seis fotografias impressas. Testes de saúde, incluindo aferição de pressão arterial, glicose, medição da circunferência abdominal, peso, altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), estarão disponíveis, assim como consultas com a equipe de enfermagem para discutir os resultados.
População terá acesso à testes de saúde, como aferição de pressão arterial, glicose e cálculo IMC - Foto: Divulgação
O panfleto distribuído destaca a importância de refletir sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Berenice Nunes, presidente da Prevpel, enfatizou a necessidade de orientar e sensibilizar a sociedade sobre a igualdade de gênero, além de denunciar, apoiar e proteger mulheres vítimas de abuso.
A legislação de proteção à mulher, incluindo a Lei Maria da Penha (Lei 11.340), sancionada em 2006, é ressaltada no material, enumerando os cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O texto encoraja quem enfrenta ou conhece alguém em situação de violência a buscar ajuda de autoridades ou organizações de apoio, reforçando que a vítima não é culpada.
Contatos para denúncia e apoio, incluindo o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, a Polícia Militar e o Disque Direitos Humanos, são fornecidos, oferecendo recursos essenciais para mulheres em situação de violência.
Confira os contatos das instituições de apoio à mulher:
Centro de Referência de Atendimento à Mulher: 3279-4240 – segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas.
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher: 3310-8181 - segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h30min às 18 horas.
Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência: 180 - 24 h por dia, todos os dias da semana.
Polícia Militar: 190
Disque Direitos Humanos: 100