
Procon alerta para golpes com e-mails falsos sobre audiências de conciliação
O Procon Pelotas alerta a população sobre golpes aplicados por meio de e-mails falsos que informam sobre supostas audiências de conciliação. As mensagens usam indevidamente o nome do órgão para parecerem verdadeiras e geralmente incluem links ou anexos maliciosos, que podem comprometer a segurança dos dispositivos e dados pessoais dos usuários.
O Procon informa que não realiza esse tipo de audiência e não envia e-mails para consumidores. Quando uma reclamação é registrada, o fornecedor é notificado e, depois disso, a pessoa que fez a reclamação deve retornar ao Procon para saber a resposta. Ou seja, não há contato direto do órgão com o consumidor por e-mail.
Em casos específicos, o Procon pode entrar em contato com fornecedores, mas apenas pelos canais oficiais: os e-mails proconpelotasrs@gmail.com e fiscalizacao.proconpelotas@gmail.com, o WhatsApp (53) 99113-9182 e o telefone (53) 3305-3505. Qualquer mensagem fora desses meios deve ser ignorada.
A orientação é que esses e-mails falsos sejam apagados imediatamente, sem clicar em links ou baixar anexos. O Procon também reforça que nunca solicita dados pessoais ou bancários pela internet.
Em caso de dúvidas, o atendimento do Procon é feito presencialmente na praça Rio Branco, 7, antiga Estação Férrea, ou pelos canais oficiais informados acima.