ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Profissionais da Educação começam a ser imunizados contra a Covid-19

Mais de 1,6 mil professores, auxiliares de Educação Infantil e monitores compareceram ao drive-thru no Centro de Eventos. Vacinação desse público continua na segunda-feira

28-05-2021 | 17:56:58

O dia nem havia clareado ainda e muitos veículos já aguardavam no pátio do Centro de Eventos, nesta sexta-feira (28), quando profissionais da Educação de Pelotas começaram a ser vacinados contra a Covid-19. Durante o drive-thru, que se iniciou às 9h e seguiu até as 17h, 1.674 mil pessoas foram imunizadas, entre professores, auxiliares de Educação Infantil e monitores, que atuam com a Educação Infantil e nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, nas redes municipal, estadual e privada. No final da manhã, a prefeita Paula Mascarenhas compareceu aos pavilhões da Fenadoce para conferir de perto o andamento da vacinação. 

Fotos: Gustavo Vara
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós, pois queríamos muito vacinar os nossos profissionais de Educação, para poder voltar às aulas presenciais com toda a segurança, para que os alunos e suas famílias também se sintam protegidos”, destacou Paula. 

As educadoras das escolas municipais Brum de Azeredo e Nossa Senhora de Lourdes, Vanessa Ataíde e Glênis Machado, respectivamente, estavam entre as dez primeiras pessoas que chegaram ao drive-thru, à meia-noite, e comentaram estar muito ansiosas pelo momento. “Desejamos não só para gente, mas para todos. Nós merecemos!”, disseram as duas, momentos antes de serem chamadas para entrar nos pavilhões. 

Fotos: Rodrigo Chagas

A alegria pelo momento da vacinação também foi compartilhada pelas professoras e auxiliares da Educação Infantil do Colégio Gonzaga, Lucélia, Raquel, Amanda, Patrícia, Brenda, Suelen e Jamila que, depois de muito tempo, puderam se encontrar, mesmo que de longe, na fila da imunização. “Chegamos cedo e aguardamos muito por isso”, afirmaram.

Foto: Ascom

Quem também chegou cedo foram as profissionais da escola Espaço Educar. Entre risadas e muitos planos, Julia, Aline, Luiza, Gilceane, Micaela, Fabiana, Edna e Neusa disseram esperar pela sua vez na imunização há muito tempo. “Rezamos por esse momento. A pandemia nos prejudicou muito. Então, é um momento de alívio para a gente”, contou Julia. 

Público esperado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, neste dia, a vacina aplicada nos profissionais de Educação foi a Pfizer/Biotech, sendo disponibilizadas cerca de 1,7 mil doses do imunizante. As ações destinadas a esse público continuam na próxima semana, com mais um drive-thru e, também, nas escolas. 

O Município estima que 4.400 pessoas estejam aptas, entre os profissionais da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, para receber a vacina.

SMS conscientiza sobre a prevenção ao Aedes

Além da arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza, que já tem ocorrido durante os drive-thrus de vacinação, na ação desta sexta-feira, equipes da Vigilância Ambiental da SMS também estiveram no Centro de Eventos, conscientizando o público que aguardava, sobre os cuidados para prevenir a proliferação dos mosquitos que podem causar a Dengue e outras doenças. 

Confira o cronograma para os próximos dias

Drive-thru, das 9 às 17h

Centro de Eventos, com entrada pela avenida Pinheiro Machado

- Segunda-feira (31) – aplicação da 1ª dose da vacina em trabalhadores da Educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo.

Ação no IFSul, das 9 às 17h

Campus Pelotas, Praça 20 de Setembro

- Segunda-feira (31) – aplicação da 1ª dose da vacina em trabalhadores da Educação, que sejam professores, professores especializados, auxiliares de Educação Infantil e monitores.

- Terça-feira (1º/6) – aplicação da 1ª dose da vacina em trabalhadores da Educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo.

Documentação necessária

Para receber a vacina, os profissionais da Educação precisam apresentar, na hora da aplicação, uma declaração emitida pela escola onde trabalham, em papel timbrado, seguindo modelo-padrão disponibilizado pela Prefeitura no hotsite do coronavírus.

Além da declaração, os contemplados com a vacina deverão portar:

- documento de identidade;

- comprovante de residência; e 

- CPF ou Cartão SUS.

Vacinado em outros grupos prioritários

Caso algum dos profissionais da Educação tenha tomado a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 por pertencer, também, a outro grupo prioritário, deve aguardar para receber a 2ª dose junto com o mesmo grupo que recebeu a primeira aplicação da proteção.

Intervalo entre vacinas

A SMS alerta que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outro imunizante, incluindo o que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Os professores também fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina da Influenza neste momento.

Tags

coronavírus, vacinação, covid-19, educação, profissionais, pfizer

Carregando 0%
Carregando 0%