ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Profissionais de saúde recebem a terceira dose da vacina

As aplicações estão sendo feitas no Campus Pelotas do IFSul

Por Kerolin Lulhier 08-11-2021 | 17:56:49

Esta segunda-feira (8) foi de aplicação da dose de reforço da vacina (terceira dose) em profissionais da área de saúde, que fazem parte do primeiro grupo previsto no cronograma. As aplicações foram no Campus Pelotas do IFSul, na Praça 20 de Setembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1152 profissionais com registro em Conselho de Classe compareceram.

Profissionais da saúde receberam a terceira dose nesta segunda-feira (8). Fotos: Rodrigo Chagas

Conforme a programação, as aplicações da terceira dose nesse público continuam na quarta (10) e na sexta-feira (12), no mesmo local, das 9 às 17h. Na sexta-feira, os profissionais de saúde da área de apoio (grupo 2) também poderão receber o reforço.

Veja quais são os subgrupos

- Grupo 1: Profissionais de saúde com registro em Conselho de Classe. 

Deverão apresentar um documento de identidade com CPF, a carteira do Conselho e o comprovante que recebeu a segunda dose há pelo menos seis meses.

- Grupo 2: Profissionais de saúde da área de apoio.

Além do documento de identidade com CPF e do comprovante que recebeu a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses, essas pessoas precisam apresentar o comprovante de atuação em serviços de saúde e/ou declaração de vínculo empregatício em atividades de saúde com assistência a pacientes - modelo disponibilizado no site do coronavírus, na aba Declarações Profissionais Saúde.

Os profissionais que não possuem comprovação de vínculo empregatício, de forma evidente, de atuação em um serviço de saúde, devem, obrigatoriamente, levar a declaração assinada pelo seu contratante.

Confira a programação

No IFSul, à Praça 20 de Setembro, das 9 às 17h - entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello

- Quarta-feira (10) e sexta-feira (12) – Grupo 1

- Sexta-feira (12) – Grupos 1 e 2

Os demais grupos de profissionais da área devem aguardar a divulgação de novas datas para a imunização com a terceira dose, pois depende do envio de mais vacinas pelo governo do Estado. 

Mais de 13 mil pessoas vacinadas

Entre os dias 3 e 5 de novembro, 13.307 pessoas foram vacinadas em Pelotas. O número é referente a aplicações de primeira, segunda e terceira dose. 

De acordo com o Painel de Vacinação do governo do Estado, até as 15h30min desta segunda-feira (8), mais de 485 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já haviam sido aplicadas em Pelotas. Desse total, aproximadamente 262 mil pessoas haviam recebido a primeira dose, 197.295 completaram o esquema vacinal com duas doses e 8.228 pessoas receberam a vacina de dose única. Mais de 17 mil já foram imunizados com a terceira dose (dose de reforço). 

SMS informa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, como regra geral, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Sendo assim, não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.

Importante relembrar que continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

terceira dose da vacina, vacinação em pelotas, terceira dose em pelotas, coronavírus, covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%