
Programa Andorinha impulsiona a educação em Pelotas após a pandemia
Na manhã do último dia 13, no Auditório da CEHUS - UFPEL, ocorreu o 1º Seminário do Programa Andorinha, ação entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura, que iniciou em 2022 e objetiva a qualificação da educação no município em período de reconstrução do pós-pandemia. Participaram na mesa de discussões, a secretária da Educação e Desporto (SMED), Adriane Silveira, e o pró-reitor de extensão da UFPel, professor Eraldo Pinheiro dos Santos.
Seminário do Programa Andorinha reuniu educadores de toda da rede municipal e da UFPel (Fotos: Divulgação)
Professores de diferentes cursos da UFPel relataram os objetivos de seus projetos para as escolas de Pelotas dando sinais de ampliação dos mesmos para este ano. Durante o seminário, foram apresentados banners dos projetos desenvolvidos nas escolas. Professores e alunos da UFPel, acompanhados de professores e coordenadores da smed apresentam os trabalhos desenvolvidos nos anos de 2022 e 2023.
A secretária de Educação fez uma explanação sobre o panorama da realidade das escolas, que “ Apesar das fragilidades encontradas pelos profissionais da educação no município, o sucesso da parceria acontece devido ao esforço e vontade daqueles professores que querem fazer o “a mais” pela educação”.
A relação com a universidade, através dos diferentes cursos, que não apenas aqueles de formação de professores, diversifica e constrói novos cenários educacionais com as premissas da Educação 5.0, afirmou Adriana “O resultado é extremamente positivo uma vez que atende os fundamentos pedagógicos da BNCC que está pautado no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral do aluno, preparando o mesmo para ser um cidadão do mundo”, conclui.
No final do Evento, a Diretora Pedagógica da smed, Adriane Esperança, recebeu o Catálogo de Cursos e Oficinas que poderão ser ofertados para o ano de 2024.
Desde a assinatura desta pactuação entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura Municipal de Pelotas em setembro de 2022, já foram desenvolvidas mais de 50 oficinas por meio do Programa Andorinha. Em torno de 30 projetos de professores e alunos universitários foram desenvolvidos na rede municipal de Pelotas, sempre com o objetivo de aproximar os saberes acadêmicos e escolares.