Programa Sossego na Área busca mais diálogo para a tranquilidade para regiões

Campanha de conscientização e proibição de estacionamento buscam zonas mais tranquilas no município

A partir deste sábado (5) entram em vigor as novas determinações de trânsito na avenida Duque de Caxias, entre as ruas Tenente Lira e Padre Feijó, onde fica proibido o estacionamento de veículos no sábado, domingo e segunda, das 00h às 6h. Esta medida faz parte do programa da Prefeitura Sossego na Área, que tem como objetivo criar em locais onde se concentram reclamações de perturbação, buscando compatibilizar as atividades de entretenimento, à necessidade do cumprimento de horários de sossego. As forças integradas (Brigada Militar, Guarda Municipal e Trânsito) serão responsáveis pela fiscalização intensificando o patrulhamento na região durante a madrugada. 

Tal medida se mostra importante em razão do prolongamento do horário em que atividades têm ocorrido, causando a perturbação do sossego àquela comunidade. Somente no mês de março, a Secretaria de Transportes e Trânsito registrou 58 ocorrências/denúncias via ligações e whatsapp. “A necessidade de regulamentação surge em razão da falta de disciplina consciente e de respeito ao direito dos outros, o que é o presente caso”, argumentou o secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros. “Dadas as peculiaridades de cada localidade, a proibição de estacionamento, em determinado horário, se mostra eficaz no combate à perturbação do sossego alheio”, afirmou.

Ações

A iniciativa não se trata de um movimento isolado, nem imposto. É um convite à convivência harmoniosa. Além do trecho da avenida Duque de Caxias, outros dois pontos são considerados como problemas de sossego público: o entorno da UCPel, e a avenida Bento Gonçalves. De janeiro a março deste ano, já foram realizadas 83 operações integradas, somente na avenida Duque de Caxias, no Fragata, foram um total de 28. 

De acordo com o secretário de Urbanismo, Otávio Peres, trata-se de uma proposta de compreensão coletiva. “População, empreendimentos, gestão urbana e forças de segurança atuando de forma conjunta, com a possibilidade de promover o bom convívio na cidade, em que o entretenimento e o sossego, ocorram juntos. O objetivo é reconstruir a cultura urbana de convívio mútuo nas ruas, para isso, o caminho adotado é a promoção de um diálogo franco entre todos esses agentes, nos baseando, fundamentalmente, no respeito”, declarou.

Inicialmente, através do Programa Sossego na Área, está sendo feita a conscientização e a orientação à comunidade sobre os locais de proibição, com campanha promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom) e, a partir de então, será cobrado o protocolo da restrição, sob pena de multas.

O programa Sossego na Área

O programa contém uma abordagem diferente como forma de garantir uma diversão sustentável, com a integração de jovens, adultos e comunidade. Está baseada no respeito mútuo, agregando atividades que aproximem as pessoas, e transformando a frustração em compreensão e a ausência de limites em atitudes mais conscientes.

Ao contrário de criminalizar os jovens, o programa propõe uma abordagem inclusiva, em que eles são os protagonistas, fomentando programas de conscientização que mostrem como se divertir sem prejudicar o sossego do outro. O Programa prevê ainda campanhas de engajamento com ações interativas através das redes sociais, com infográficos e conteúdo visual com a criação de vídeos curtos mostrando como moradores e jovens podem interagir respeitosamente.

Também a criação de um mapeamento de zonas de sossego, através de um mapa interativo, utilizando plataformas em que a população pode marcar áreas da cidade que consideram tranquilas, e aquelas onde há maior perturbação de sossego. Prevê ainda, a formação de parcerias com estabelecimentos comerciais, como cafés, bares e restaurantes para promover eventos de sossego, como Noites de Música Controlada ou Sossego & Diversão.