Três trabalhos elaborados por profissionais da autarquia foram apresentados no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Projetos desenvolvidos pelo Sanep são pautas em congresso nacional

Três trabalhos elaborados por profissionais da autarquia foram apresentados no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae
Por Renata Ávila 26-06-2025 | 11:36:39
Tags: Sanep , Óleo Sustentável , Ecoponto Gotuzzo , Triagem de resíduos

As práticas sustentáveis desenvolvidas em Pelotas, como o projeto Óleo Sustentável do Sanep, o Ecoponto Gotuzzo, um dos mais completos do Brasil, e a metodologia para avaliar a triagem de resíduos pelas cooperativas conveniadas à autarquia, foram temas de trabalhos apresentados no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, em Caldas Novas (Goiás), na última quarta-feira (25). O evento objetiva promover a troca de experiências inovadoras para melhoria dos serviços de saneamento em todo o país.

As pesquisas foram desenvolvidas pelo Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) e pela Divisão de Resíduos Sólidos (DRS) da autarquia. Além de apresentar os trabalhos intitulados "Implantação de usina de reciclagem de óleo de cozinha saturado: sustentabilidade ambiental com inclusão social e valor econômico" e "Inovação e eficiência no descarte de resíduos sólidos - Um novo modelo de Ecoponto/PEV", o coordenador do Ders, Edson Plá Monterosso, participou da Mesa-redonda 6 com a temática “Saneamento e Participação social”.

Práticas sustentáveis desenvolvidas no município foram temas de trabalhos expostos no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, em Caldas Novas (Goiás), na última quarta-feira (25). Fotos: Divulgação.

Já a pesquisa "Metodologia para avaliar a triagem de resíduos sólidos e sua aplicação em cooperativas em Pelotas/RS" foi apresentada pela coordenadora da DRS, Margarida de Araujo, em painel temático sobre limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos.

Primeira usina de reciclagem de óleo saturado do Brasil

Criado em 2019, o objetivo do projeto é reaproveitar o óleo de cozinha saturado e transformá-lo em produtos de limpeza e higiene, como sabão e detergente líquido. Assim, visando reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desse material.

Os produtos gerados por meio da transformação do óleo de cozinha saturado são utilizados nos prédios do Sanep, gerando economia de recursos públicos, além de comercializados na Cooperativa Nova Esperança pelos trabalhadores e doados a instituições de caridade e centros de saúde. 

Os pelotenses podem contribuir com a iniciativa e realizar o descarte do óleo nos mais de 25 pontos de coleta distribuídos pela cidade

Estrutura moderna e qualificada para descarte de resíduos

O Ecoponto Gotuzzo é a quinta unidade entregue pela autarquia para o descarte de resíduos volumosos. Seu grande diferencial é o modelo de Postos de Entrega Voluntária (PEVs), localizados na entrada do Ecoponto, os PEVs possibilitam que a população realize o descarte de resíduos recicláveis, em pequena quantidade, todos os dias da semana, inclusive fora do horário de funcionamento da unidade. 

Além disso, a estrutura também possui uma plataforma de descarga, projetada para facilitar o acesso dos veículos à unidade, visando agilizar o processo de descarte dos resíduos de obras e podas em geral. 

O Ecoponto Gotuzzo está localizado na rua Machado de Assis, ao lado do reservatório R7, e funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Remuneração individualizada para as cooperativas de reciclagem

Segundo Margarida, o trabalho visa estabelecer um método para avaliar o desempenho das nove cooperativas de reciclagem conveniadas ao Sanep em relação à triagem dos resíduos da coleta seletiva. Desse modo, a pesquisa estabelece uma remuneração justa e individualizada para cada uma das unidades, de acordo com a quantidade de material reciclável recebida pelas unidades.

Notícias Relacionadas

Sanep nomeia nove aprovados para Escrevente em concurso público

Sanep nomeia nove aprovados para Escrevente em concurso público

Pelotas terá mais duas Estações de Tratamento de Esgoto

Pelotas terá mais duas Estações de Tratamento de Esgoto

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil