Quatro escolas assistem à palestra sobre combate ao racismo e educação antirracista
A Secretaria de Igualdade Racial (SMIR) está com uma intensa programação de atividades sobre educação antirracista nesta semana – ao todo, serão quatro apresentações da palestra Igualdade Racial na Escola em educandários do município.
Na terça-feira (7), representantes da secretaria estiveram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, nas Três Vendas, na parte da manhã. À tarde, foi a vez de visitar a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Cruz, também nas Três Vendas.
No dia anterior, a equipe da SMIR esteve na EMEF Santa Terezinha. O titular da pasta, secretário Júlio Domingues, participou da atividade acompanhado pelo chefe de gabinete Jederson Borges e a assessora jurídica da pasta, advogada Isadora Caleiro. Durante a apresentação, os integrantes da secretaria falaram sobre combate ao racismo e educação antirracista. Domingues também apresentou a estrutura da secretaria e o trabalho por ela desenvolvido.
Imagem - Divulgação/SMIR
Isadora abordou a lei nº 7.716/1989, que define o racismo como crime e estabelece que qualquer ato decorrente de preconceito de cor, raça, etnia, religião ou procedência nacional é passível de punição. Entretanto, é necessário que as vítimas façam o registro de ocorrência policial, apresentando o máximo de provas – vídeos, áudios e fotos – e testemunhas do fato para que as providências legais possam ser adotadas.
Na tarde de quinta-feira (9), a SMIR encerra o roteiro da semana com a apresentação da palestra na Escola Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo, no bairro Navegantes.
Notícias Relacionadas
Festival da Igualdade Racial reforça os valores da educação, cultura e respeito no combate ao preconceito
Novo avatar nas redes da Prefeitura faz alusão à Consciência Negra
Secretaria de Igualdade Racial divulga atividades especiais do Mês da Consciência Negra
Festival da Igualdade Racial acontece no dia 14 de novembro