Encontro foi coordenado pelo programa Infância Protegida, ação do Pacto Pelotas Pela Paz
08-06-2018 | 13:12:14
Com o objetivo de acompanhar o andamento do projeto Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento em Pelotas, a equipe do programa Infância Protegida – do eixo Prevenção Social do Pacto Pelotas Pela Paz -, promoveu um encontro na quarta-feira (6), na Secretaria de Saúde (SMS), com as instituições envolvidas.
Entre as medidas implantadas no Município, para diminuir o índice de sub-notificações de nascimento, está a presença de pontos dos cartórios extra-oficiais em quatro maternidades pelotenses, que realizam o registro dos recém-nascidos e impedem que a estatística aumente. A ação é executada em Pelotas desde dezembro de 2017.
"É importante que estas crianças já saiam dos hospitais registradas, sendo cidadãs e tendo acesso a benefícios, direitos e programas sociais que o registro pode garantir", explicou a responsável pelo Infância Protegida, Carmem Viegas.
Do encontro, participaram representantes da Vigilância Epidemiológica, do Observatório de Segurança Pública, das maternidades e dos cartórios. São parceiros do projeto a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e os hospitais Escola da Universidade Federal (UFPel), Miguel Piltcher (HMP) e Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).