
Reuniões de trabalho semanais preparam o Carnaval de Pelotas 2026
Na tarde desta segunda-feira (6), representantes de diversas secretarias municipais envolvidas no Carnaval de Pelotas se encontraram para retomar o planejamento da edição do ano que vem. As reuniões, a partir de agora semanais, buscam avaliar a edição de 2025 e propor mudanças para o Carnaval de Pelotas 2026 – que será realizado pelo Executivo, com apoio da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas. O planejamento antecipado visa uma festa popular ainda mais bonita, confortável e segura, tanto para quem desfila no Carnaval de Passarela ou brinca no Carnaval de Rua, quanto para quem vai apenas assistir.
O encontro desta segunda deteve-se no zoneamento geral da Passarela do Samba do Carnaval de Pelotas 2026, mantendo os mesmos espaços da edição passada - concentração, dispersão, passarela, arquibancadas, camarotes e arredores (conforme o mapa) -, mas o grupo avalia se, para maior segurança de todos, o melhor não seria permitir somente a circulação de pedestres em cada zona, impedindo o acesso de veículos em toda a grande área.

Ficou definido que, a partir da semana que vem, as reuniões serão específicas por zonas, sendo a primeira, a da concentração. Assim, no encontro da próxima segunda-feira o grupo irá focar o trabalho nas necessidades específicas de zona de concentração: iluminação, segurança, banheiros químicos, etc. Nos próximos encontros também devem ficar especificadas as atribuições de cada secretaria, por zona.
As reuniões ocorrem, a partir das 13h30min, na Secretaria de Cultura (Secult), que é responsável pela organização geral do Carnaval de Pelotas. Nesta segunda-feira, participaram representantes das secretarias de Turismo (Setur), Planejamento e Gestão (Seplag), Igualdade Racial (Smir), Assistência Social (SAS), Urbanismo (Seurb), Políticas para as Mulheres e Gabinete da Vice-prefeita.
Calendário Nacional
Os desfiles oficiais do Carnaval de Pelotas 2026 na Passarela do Samba vão acontecer nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro do ano que vem, junto com o calendário nacional. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Marroni, no dia 1º de agosto, na 31ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), na cerimônia oficial de lançamento, celebrada no estande da Prefeitura.
O Carnaval de Rua irá acontecer ao mesmo tempo, dentro do calendário nacional: todos os blocos de rua, cordões e bandas da Liga devem realizar suas atividades de 25 de dezembro de 2025 a 31 de março de 2026. A previsão é de que o calendário com o cronograma do Carnaval de Rua seja lançado em 23 de novembro.