Início das atividades de regulação do município vizinho está previsto para o dia 25

Rio Grande ingressa na Regional Pelotas do Samu

Início das atividades de regulação do município vizinho está previsto para o dia 25
Por Tânia Magalhães 15-08-2025 | 09:50:29
Tags: samu regional , 192 , rio grande

A Central de Regulação das Urgências (CRU) de Pelotas já dispõe de capacidade estrutural compatível às exigências decorrentes da ampliação populacional, em virtude da inclusão de Rio Grande nesta Regional. A afirmação consta em ofício encaminhado pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. O início das atividades de regulação do município vizinho está previsto para o dia 25.

O ingresso de Rio Grande promoveu a readequação do quadro da Central de Regulação das Urgências, abrangendo médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio-operadores. Na prática, Pelotas só vai regular. Todo o processo será via telefone, proporcionando atendimento com mais agilidade para a população de Rio Grande que, até então, era atendida pela Regulação do Estado, de Porto Alegre.

“A ligação de Rio Grande para o 192 caía em Porto Alegre. A partir da meia-noite do dia 25, será direta para Pelotas e os nossos médicos de plantão orientarão o caso. Rio Grande relatava certa dificuldade em relação à regulação do Estado, devido à demora para completar as chamadas e a referências, já que os médicos da capital não conhecem a região, os bairros, enfrentando limitações para viabilizar o atendimento. Há anos o município vizinho manifesta interesse em ingressar na central de Pelotas”, enfatiza o coordenador geral do Samu e diretor da Rede de Urgência e Emergência local, enfermeiro Marcelo Rodrigues da Rosa.

Neste ano, Rio Grande intensificou contatos com a Rede de Pelotas, reiterando a solicitação para fazer parte da regulação local. “Fizemos adequações, ajustes, e aumentamos médicos – à noite serão três e, no dia, quatro - para dar o suporte necessário. São profissionais que conhecem a cidade, os bairros. Isso qualificará o atendimento. Aqui, está tudo pronto. Nossa ambulância não vai até lá, pois o próprio município conta com base avançada”, explica o coordenador Marcelo.

A CRU de Pelotas regulava 11 municípios. Com o ingresso de Rio Grande, passa a 12. Marcelo da Rosa salienta que as ligações de Rio Grande, pelo 192, serão atendidas com agilidade, garantindo mais qualidade na prestação do serviço. O Samu ganha com esse avanço e, também, aumenta o incentivo financeiro para a Central Regional, que concentra todos os médicos e equipamentos.

Notícias Relacionadas

Pelotas não tem novos casos de dengue desde agosto

Pelotas não tem novos casos de dengue desde agosto

Mutirão da Saúde presta mais de 500 atendimentos no Dia do Idoso

Mutirão da Saúde presta mais de 500 atendimentos no Dia do Idoso

Prefeitura prepara o Dia D de Multivacinação para menores de 15 anos

Prefeitura prepara o Dia D de Multivacinação para menores de 15 anos

SMS alerta população sobre meningite

SMS alerta população sobre meningite