Encontro teve a apresentação de quatro projetos de prevenção social realizados no Brasil

Roda de conversa incentivou troca de experiências no Connex

Encontro teve a apresentação de quatro projetos de prevenção social realizados no Brasil
Por Carol Quincozes 13-03-2024 | 21:18:43
Tags: connex, vulnerabilidade social, roda de conversa, prevenção social

Na tarde desta quarta-feira (13), continuando as atividades integradas ao Connex, foi realizada a Roda de Conversa: apresentação de boas práticas de Prevenção Social, na sala 204 da Faculdade Senac. Durante o encontro, foram apresentados quatro projetos e programas de sucesso no âmbito da prevenção social. 

Quatro palestrantes compartilharam as dificuldades e conquistas dos projetos - Foto: Janine Tomberg

As apresentações começaram com o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, o programa é voltado para a formação musical de jovens em vulnerabilidade social.

A segunda exposição da roda de conversa tratou do projeto Escola da Paz, do pacto Pelotas Pela Paz. Segundo uma das pessoas atuantes no projeto, Daniela Cabral, a iniciativa monitora situações de violência nas escolas municipais, apoia a criação de Comitês Internos de Prevenção à Violência Escolar e a construção de Planos Anuais de prevenção à violência nas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar.

Em terceiro, foi apresentado o projeto Escola da Família: promovendo práticas parentais com afeto, sem violência de Niterói (RJ). A gerente da iniciativa, Maria José Pereira, relatou as conquistas da Escola da Família.

O projeto De 20 em 20 Contando a Nossa História por uma Educação Antirracista, de Pelotas, finalizou a roda de conversa. A co-fundadora do projeto, Geneci Ávila, compartilhou que, a cada dia 20 do mês, seus alunos realizavam trabalhos sobre personalidades negras importantes na história, principalmente pelotenses.  

“Nós vimos que a lei não estava sendo implementada do jeito que deveria, não é apenas o 20 de Novembro, a legislação não diz isso. Essa ideia veio da necessidade de mostrar aos nossos alunos que eles são capazes”, disse a professora.

Quem apoia o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas