Projeto da Fundacine exibe uma seleção de longa e curtas, nas areias da praia do Laranjal, no dia 1º de fevereiro
Por Joice Lima 17-01-2025 | 13:43:21
Em fevereiro, veranistas, moradores e visitantes do Laranjal que curtem cinema terão a oportunidade de assistir à exibição de filmes na areia da praia. O projeto RodaCine, realização da Fundação de Cinema RS (Fundacine), retorna depois de dez anos para levar cinema gratuito a 20 municípios do interior gaúcho e Pelotas será a terceira cidade contemplada com a mostra itinerante: no dia 1º de fevereiro, às 19h, na Arena do Sesc, no balneário Santo Antônio. A mostra é gratuita e fará a exibição de um longa e diversos curtas-metragens (a programação será divulgada em breve). Serão disponibilizadas cadeiras, mas a população é orientada a levar cadeiras de praia, para garantir, se não quiser sentar-se na areia.
Em Pelotas, o RodaCine conta com o apoio logístico da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Na tarde de quarta-feira (15), a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, recebeu representantes do projeto e logo o diretor de Planejamento e Projetos, Alexandre Mattos, acompanhou o grupo à praia do Laranjal, para definir o local do evento, escolhendo o trecho da areia da praia do balneário Santo Antônio que tem uma iluminação especial com holofotes (Arena de esportes do Sesc). No mesmo instante, o diretor da Secult contatou o Sesc, que aceitou ceder o espaço para a RodaCine. Em caso de chuva, a mostra de cinema ocorrerá no Laranjal Praia Clube.
O projeto RodaCine visa à difusão e circulação dos produtos cinematográficos, à descentralização da exibição e à democratização do acesso ao cinema nacional, por isso exibe exclusivamente obras audiovisuais gaúchas, como uma forma de valorizar e incentivar a indústria do audiovisual local. Em cada uma das cidades serão exibidos filmes de curtas, longas-metragens e pilotos de séries gaúchos em espaços públicos, procurando atender a todos os gostos: comédias, dramas, animações, infantis e documentários, em sessões com mediação de realizadores e agentes culturais locais. Também serão realizadas oficinas de introdução à linguagem audiovisual abertas ao público. Todas as atividades serão gratuitas.
Em Pelotas, será oferecida uma oficina com o professor Gustavo Spolidoro (as informações serão divulgadas na próxima semana). A programação completa dos filmes em breve poderá ser acompanhada no perfil @fundacine.rs no Instagram.
Além de Pelotas, no dia 1º/02, o roteiro do primeiro ciclo de exibições começa em Jaguarão, no dia 30 de janeiro; passa por São Lourenço do Sul, no dia 31 e depois de Pelotas vai a Rio Grande, no dia 2/02; Mostardas, em 7/02 e Tramandaí, em 14/02. Cidades que tiverem interesse em receber o projeto podem enviar um e-mail para rodacine.fundacine@gmail.com. Outras 14 cidades serão contempladas ao longo do ano.
O projeto cultural RodaCine é financiado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, da Lei Paulo Gustavo, e da Netflix Brasil. Ao longo de 14 anos executou mais de 1,2 mil sessões de exibição gratuitas em todo o território gaúcho, levando o cinema a mais de 450 mil pessoas que careciam de salas de projeção em suas cidades. Em 2025, a Fundacine completa 25 anos.