Sanep realiza limpeza de canal no prolongamento da Bento
Manutenção preventiva tem objetivo de garantir funcionalidade de importante estrutura de drenagem da cidade
O Sanep iniciou o desassoreamento do canal localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, nesta semana. Equipes realizam a limpeza profunda da estrutura, com a retirada do lodo e de outros sedimentos, além do excesso de vegetação e resíduos responsáveis por obstruir o sistema pluvial. O trabalho é feito com auxílio de retroescavadeira com braços estendidos, equipamento especializado para serviços de grande porte.
Equipes realizam a limpeza completa da estrutura. Fotos: Arthur Mendes
O canal recebe a contribuição das águas de grande parte do Areal e do São Gonçalo, sendo uma importante via de condução até a casa de bombas Leste, situada na Estrada do Engenho. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, a limpeza aprofundada das estruturas de drenagem permite ao sistema pluvial funcionar com máxima capacidade.
“É um trabalho que vai além da manutenção superficial dos canais, que também é importante. Ele dará maior suporte para o sistema de drenagem dar a resposta adequada em dias de chuva”, salientou.
Serviço é acompanhado por biólogas
O serviço é acompanhado pela equipe de biologia da autarquia. O objetivo é instruir os responsáveis pela limpeza sobre o manejo e a preservação das espécies habitantes dos canais, como os cágados. De acordo com a profissional Letícia Nascimento, equipamentos específicos são utilizados para proteger os animais durante as ações. “Trabalhamos com luvas, puçás e redes, além de garantir que as equipes de drenagem façam a contenção para separar as áreas que já foram limpas do ponto em que a máquina está operando. Além disso, os profissionais são acostumados com este tipo de trabalho e preparados para fazer o manejo dos animais”, explicou.
Trabalho de biólogas do Sanep assegura a proteção de espécies no local.
O canal do prolongamento da avenida Bento Gonçalves recebe a contribuição das águas de grande parte do Areal e do São Gonçalo, sendo uma importante via de condução até a casa de bombas Leste, situada na Estrada do Engenho. A autarquia realiza, de forma itinerante, a limpeza e manutenção dos 120 quilômetros de canais integrantes do sistema de macrodrenagem do município.