Prorrogação do convênio, demandas operacionais e logística de trabalho foram pautas do encontro desta sexta-feira (24)
Por Matheus Cabistany 24-01-2025 | 14:57:51
O diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, recebeu representantes das cooperativas de reciclagem conveniadas ao município, nesta sexta-feira (24), na sede administrativa da autarquia. O objetivo do encontro foi discutir a prorrogação dos vínculos com as entidades e acolher demandas referentes à logística de rotina operacional. São sete unidades responsáveis pela reciclagem de aproximadamente três mil toneladas de resíduos por ano, além de transformar o óleo de cozinha saturado em sabão e detergente, pelo projeto Óleo Sustentável.
Os convênios com as cooperativas têm validade até o próximo dia 31. Na reunião, foi acertada a ampliação por 90 dias, período durante o qual a autarquia avaliará as solicitações recebidas pelos representantes para atualizar os termos na próxima renovação contratual. De acordo com Wojahn, o intuito do Sanep é atuar em conjunto com os cooperados para qualificar o serviço prestado.
“São trabalhadores essenciais para a sociedade. Queremos alinhar os objetivos em conjunto com os cooperados, com transparência, e evoluir cada vez mais o processo de reciclagem em Pelotas”, salientou.
Atualmente, são sete cooperativas de reciclagem vinculadas ao Sanep, incluindo a Nova Esperança, onde opera a Usina de Processamento do Óleo Saturado. Em média, a coleta seletiva em todas as modalidades — de porta em porta, projeto Adote uma Escola e Ecopontos — chega a alcançar 10 toneladas de resíduos coletados diariamente. Esse quantitativo é distribuído entre as unidades, que realizam a reciclagem dos materiais.
- Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra) - rua Carlos Andrade, 260 – Fragata;
- Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC) – rua Dr. Amarante, 1394/1404;
- Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL) – rua Ulisses Guimarães, 788;
- Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO) - av. Pinheiro Machado, 2112;
- União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) - Av. Imperador Pedro I, 1776;
- Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERCICLAÇO) – BR-392, no Distrito Industrial;
- Cooperativa Nova Esperança — rua Siqueira Campos, 170.