Novo sistema para identificação dos fatores de violência foi introduzido
23-03-2018 | 17:41:37
A qualificação do trabalho preventivo do Pacto Pelotas Pela Paz foi foco do Encontro de Formação Continuada dos Serviços do Sistema Único da Assistência Social, que ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS) na tarde desta sexta-feira (23). O tema "Vigilância da Violência: Formação de Rede para a Prevenção e Cultura da Paz" guiou as discussões do encontro.
Técnicos de nível superior e coordenadores dos Serviços da Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade da SAS participaram do encontro. Durante a tarde, foi introduzida uma nova ferramenta na identificação dos fatores de violência: o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Já utilizado na área da saúde, o Sinan auxilia na coleta de dados de casos suspeitos ou confirmados de violência, garantindo sigilo à vítima, de acordo com a coordenadora do programa Cada Jovem Conta, Aline Crochemore. Todas as informações apuradas na resposta ao formulário padrão são repassadas a uma rede nacional, que trabalha na solução do problema.
"Queremos reduzir a subnotificação de casos. Com o Sinan, podemos monitorar a violência em Pelotas e alimentar um sistema nacional" destacou Aline.
Os cerca de 70 participantes também puderam saber mais sobre as estratégias para prevenção da violência do Pacto, como os programas Infância Protegida, Justiça Restaurativa e Segunda Chance. O prefeito em exercício, Idemar Barz, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da iniciativa.
"O Pacto se estende a toda comunidade pelotense. Temos que estar sempre vigilantes" afirmou Barz.
A mesma opinião foi compartilhada pelos secretários de Saúde, Ana Costa, e Cultura, Giorgio Ronna, além da diretora executiva da SAS, Daniela Duarte, e do secretário executivo do Pacto, Samuel Ongaratto, que estiveram presentes no evento.