Carro de som percorre ruas da cidade, alertando a população sobre cuidados essenciais
Por Tânia Magalhães 28-02-2025 | 13:09:59
A Prefeitura continua com a campanha maciça para conscientizar a população sobre a necessidade de colaborar para combater o surgimento de novos focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, com utilização de carro de som, que percorre ruas da cidade, alertando sobre cuidados indispensáveis. Água parada, mesmo em porções mínimas, é ambiente propício à reprodução. A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde também deu início às aplicações de Fludora – produto químico indicado para controle do mosquito – diante do aumento de focos.
A Saúde não registrou novos casos de dengue nesta semana, mantendo-se os dois confirmados no município, neste ano, até a semana passada. De acordo com o boletim do banco do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), liberado às 9h50min desta sexta-feira (28), 101 notificações foram expedidas em 2025, sendo 50 em janeiro e 51 em fevereiro. Dessas, 95 são referentes a Pelotas e seis para residentes em outros municípios. O Município já descartou 64 casos e investiga 35.
Neste ano, 283 focos do Aedes foram detectados em Pelotas, sendo 81 em janeiro e 202 em fevereiro. Residências são os ambientes onde foi constatada, até agora, a maior incidência, representando 51,9% dos locais fiscalizados.
O bairro Fragata prossegue na liderança, com 88 focos em fevereiro, seguido pelas Três Vendas, com 36. Na sequência estão Barragem com 27, Centro com 26, Areal com 14 e Laranjal com oito.