ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Secult recebe Conselho do Povo de Terreiro

Secretarias devem apresentar nomes para a Nominata da Diretoria até o dia 15 deste mês

Por Joice Lima 04-02-2025 | 17:03:34

Na manhã desta terça-feira (4), na sede da Secretaria de Cultura (Secult), ocorreu uma reunião, solicitada pelo Conselho Municipal do Povo de Terreiro, com participação da secretária de Cultura, Carmem Vera Roig e de representantes de secretarias municipais. O objetivo do encontro era apresentar o Conselho aos novos integrantes do governo e dar andamento à Nominata de Titulares e Suplentes que devem compor a diretoria do Conselho na Gestão 2025-2028.

Presidente do Conselho, o Babalorixá Rodrigo Domingues explicou que o Conselho do Povo de Terreiro é responsável pela conexão entre a Prefeitura e as terreiras de Umbanda do município e visa auxiliar e fortalecer festas de matriz africana, como o Dia do Bará, o Dia de Ogum, a Festa de Iemanjá, etc.

"O objetivo é desenvolver boas políticas públicas para o Povo de Terreiro da cidade de Pelotas, mas que também contemplem toda a comunidade", disse Domingues.

Alguns dos projetos que o Conselho pretende criar, em parceria com as secretarias municipais, são: vacinação dentro dos terreiros; projeto de Conscientização da Natureza/Meio Ambiente; Cartilha ilustrativa para crianças e adolescentes, a ser distribuída nas escolas, para fazer cumprir a Lei Federal n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afrobrasileira e africana nas escolas brasileiras.

"Uma das preocupações, mencionada na reunião, é o cuidado que se deve ter com o meio ambiente, ao fazer as oferendas. Nesse sentido, pensamos organizar um seminário dirigido aos integrantes das terreiras", adiantou Daniel Amaro, diretor de Manifestações Populares.

Ficou acertado na reunião que cada secretaria deve apresentar, até o dia 15 de fevereiro, os nomes de titular e suplente que irão compor a Nominata da nova diretoria, para que a nova composição seja publicada e oficializada e os trabalhos possam ter início em seguida. 

Criado pela Lei nº 6.584, de junho de 2018, o órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador desenvolve ações, estudos e propõe medidas e políticas públicas voltadas às comunidades do povo de Terreiro de Pelotas, com base em suas experiências e vivências. É um instrumento de reparação na busca da equidade econômica, política, cultural e da eliminação das discriminações, com intuito de ressaltar a importância da cultura destes povos para a construção da história do município e de trabalhar na manutenção das tradições de matriz africana.

Além da Secult, participaram da reunião representantes das secretarias de Educação e Desporto (Smed). Qualidade Ambiental (SQA), Saúde (SMS), Assistência Social (SAS) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).         

Tags

conselho, terreiro, nominata, matriz

Carregando 0%
Carregando 0%