O jovem Arthur Campos compõe a equipe de paratletismo da Prefeitura de Pelotas desenvolvido no Ginásio Municipal
Por Tatiana de la Torre 23-06-2022 | 17:37:52
O jovem atleta Arthur Campos, de 18 anos, que participa da equipe de paratletismo da Prefeitura de Pelotas foi convocado para Seleção Brasileira de Vôlei Sentado e embarca no próximo mês para São Paulo a fim de iniciar período de treino. A convocação foi recebida com muita satisfação pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), responsável pela implantação da modalidade esportiva no município há dois meses.
O professor Ingo Stumm Júnior, coordenador do Sacada Cidadã, projeto de iniciação ao vôlei da Smed, contou que a ideia de trazer o vôlei sentado para a programação desportiva da Prefeitura foi inspirada no próprio Arthur. O jovem praticava vôlei antes de ser acometido de uma doença que o levou a amputação da perna esquerda em 2019. Com uma história de superação, no ano passado, Arthur participou das paralimpiadas escolares, acompanhado pela equipe de Desporto da Prefeitura, na modalidade de natação, que começou a praticar como fisioterapia.
“Neste evento tivemos a oportunidade de conhecer o vôlei sentado e a equipe da seleção brasileira que já realizou alguns testes com o Arthur. No retorno, implantamos a modalidade no Ginásio Municipal, com a participação de outros atletas com deficiência. A convocação de Arthur é mais do que um orgulho para toda equipe, é uma motivação para investirmos cada vez mais no paradesporto”, declarou Ingo, treinador do vôlei sentado do município.
Com as mesmas regras e características de uma partida tradicional, a modalidade paradesportiva funciona de forma adaptada. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets têm 25 pontos corridos e, o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.
Interessados em participar das aulas podem se inscrever diretamente no Ginásio Municipal, rua Álvaro Chaves, 2.000, ou pelos telefones (53) 3222.1592 e 98444.1968.