Atividades iniciam-se na terça-feira (17) e vão até o sábado (21), promovidas pela Prefeitura em parceria com a Serttel
Por Tânia Magalhães 13-08-2021 | 14:37:48
A Prefeitura, em parceria com a empresa Serttel, organizou extensa programação para as comemorações da Semana Municipal do Ciclista, instituída pela Lei 6.492/2017. Uma das principais atrações será a distribuição de 500 passes gratuitos, de 30 dias, para uso no serviço de compartilhamento de bicicletas BikePel.
O benefício será destinado aos 500 primeiros usuários que se cadastrarem no aplicativo do BikePel durante os dias de programação. Os contemplados, baixando o App, receberão uma senha para gratuidade. A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e empresa que administra o sistema de bicicletas compartilhadas no Município.
Na quinta-feira (19), Dia Nacional do Ciclista, haverá passeio ciclístico, com saída às 20h da frente do Hipermercado Big. As exigências para os participantes, em nome da segurança, são o uso obrigatório de máscara e de capacete, além de luzes de sinalização. A iniciativa é um dos pontos altos das comemorações da Semana Municipal do Ciclista, cujo projeto da Lei que a instituiu em Pelotas foi de autoria, em 2017, do então vereador Luiz Henrique Viana (PSDB), hoje secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado e deputado estadual.
O passeio ciclístico é fruto de parceria do Município com o grupo de ciclismo Pedal Dominguera, que estará responsável pela organização da iniciativa, sob orientação de Telmo Coelho.
“Pelotas conta com, aproximadamente, 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Há menos de 10 anos, havia somente 15 quilômetros de infraestrutura própria para o deslocamento de bicicletas. O avanço credencia o Município a estimular o uso do transporte alternativo, que muito representa positivamente no contexto da mobilidade”, justifica o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.
* Terça-feira (17) – das 9h30min às 18h30min – Praça 20 de Setembro (IFSul) – distribuição de arnês reflexivos (peças para aumentar proteção e segurança); distribuição de adesivos reflexivos; orientações de trânsito; cadastro no BikePel; distribuição de voucher (vale/crédito) para utilização das bicicletas compartilhadas.
* Quarta-feira (18) – das 9h30min às 18h30min - Praça 1º de Maio (Praça do Colono) – mesmas ações do dia anterior.
* Quinta-feira (19) – das 9h30min às 18h30min – praça Coronel Pedro Osório – mesma programação do dia anterior, acrescida de oficina ao ar livre para pequenos reparos nas bicicletas, lubrificação e calibração. Às 20h, passeio ciclístico com saída da frente do Big.
* Sexta-feira (20) – das 9h30min às 18h30min – Parque Tecnológico (avenida Domingos de Almeida) – mesmas atividades dos dois primeiros dias.
*Sábado (21) – das 9h30min às 18h30min – Shopping Pelotas – mesma programação dos dias anteriores, mais a segunda edição da oficina para pequenos reparos em bicicletas, calibração e lubrificação.
O secretário Flávio Al-Alam informa que, no Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), além da programação citada, haverá distribuição de arnês e de adesivos reflexivos para trabalhadores que utilizam, diariamente, a bicicleta para deslocamento ao serviço.
A iniciativa visa à valorização daqueles que usam o meio de transporte alternativo econômico, não poluente e, ainda, recomendado como apoio à saúde e ao bem-estar.