O auditor fiscal Wagner Pedrotti ficou em segundo lugar no Prêmio Fenafim
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 03-11-2021 | 14:57:49
O diretor de Tributos da Secretaria da Fazenda (SMF), Wagner Pedrotti, ficou em segundo lugar no Prêmio Fenafim, da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, com o trabalho ‘Inteligência Fiscal Aplicada ao IPTU’. A prefeita Paula Mascarenhas parabenizou o servidor durante a reunião quinzenal com a equipe da SMF nesta quarta-feira (3). O servidor receberá o certificado e o prêmio de R$ 3 mil no 32º Congresso Nacional Fenafim, que será realizado no fim de novembro em Vila Velha, no Espírito Santo, além de ter seu artigo publicado em livro editado pela Federação.
O concurso nacional é aberto para trabalhos acadêmicos e profissionais de auditores fiscais federais, estaduais e municipais, com o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa na área da Administração Tributária Municipal e do Direito Tributário.
Pedrotti é auditor fiscal do quadro efetivo da Prefeitura. De acordo com o servidor, o trabalho premiado trata das ferramentas de inteligência fiscal aplicadas ao IPTU, que ganhou destaque nacional. A técnica consiste no cruzamento de dados georreferenciados que permite a fiscalização do cadastro imobiliário, do lançamento e da cobrança do IPTU, tudo de forma virtual por meio de tecnologia da informação. “Dois exemplos inovadores contidos no trabalho sobre ferramentas empíricas utilizadas pelo Município de Pelotas seria a sobreposição de mapas cadastrais para identificação de fraudes tributárias em isenções, e a utilização do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), para a notificação virtual e envio do carnê do IPTU, diminuindo assim custos para o Município.