Sistema já está disponível para pagamento do benefício via empréstimo consignado junto ao Banrisul
Por João Victor Rodrigues 11-12-2024 | 17:22:41
Servidores da Prefeitura de Pelotas já podem solicitar, até o dia 18 deste mês, a antecipação do 13º salário por meio de empréstimo consignado, diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco. A medida, autorizada pela lei sancionada pelo então prefeito em exercício, Idemar Barz, no dia 27 de novembro, garante que os encargos financeiros sejam custeados pela Prefeitura, sem ônus para os servidores.
A partir desta quinta-feira (12), as agências do Bansirul funcionarão em horário especial, das 9h às 15h, para facilitar as solicitações presenciais. Caso a opção seja por não realizar o empréstimo, o servidor receberá o 13º em dez parcelas corrigidas a partir de fevereiro de 2025.
Por ser último ano da gestão, os Cargos em Comissão (CCs), por decisão do banco, não poderão ser incluídos no processo e receberão em folha de pagamento no dia 20 deste mês. Aposentados e pensionistas também. Mesmo caso para professores e orientadores educacionais lotados na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que recebem seus salários via Fundeb. Já os docentes não cobertos pelo Fundeb, precisarão recorrer ao empréstimo, como os demais funcionários. Estão incluídos nesta lista todos os professores P3 e outras 97 matrículas.
Para solicitar a antecipação do 13º salário por meio de empréstimo, o servidor deve baixar o aplicativo Banrisul Digital (disponível para Android e iOS) e acessar sua conta com os dados bancários. No menu principal, é necessário selecionar a opção “Empréstimos” e depois “Demais Empréstimos”, conforme as figuras abaixo:
Em seguida, a opção “Servidor Municipal RS com folha de pagamento” e, por fim, “Prefeitura de Pelotas”. O servidor deverá conferir os valores disponíveis e as condições do contrato e, então, confirmar a operação.
Em caso de qualquer erro, procure a sua agência Banrisul.
Lembrando que quem não têm conta no Banrisul deverá procurar uma agência para realizar a operação.
Servidores ativos podem solicitar o benefício diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco.
A Prefeitura arcará com todos os encargos financeiros, garantindo que não haja custos adicionais para os servidores.
Sim. Caso o servidor não opte pelo empréstimo, o 13º será pago em dez parcelas corrigidas, a partir de fevereiro de 2025.
Servidores que tiverem a solicitação de empréstimo negada pelo Banrisul devem retirar uma manifestação formal no banco, comprovando que não houve possibilidade de realizar a operação. Esse documento deve ser apresentado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), na rua General Osório, 918, até as 14h do dia 18 deste mês, para que o pagamento do benefício seja garantido no dia 20.
Sim. O servidor com portabilidade pode solicitar o empréstimo sem cancelar a portabilidade. No entanto, será necessário abrir uma conta gratuita no Banrisul, para contratação do empréstimo e movimentação do valor por PIX. Para isso, é preciso apresentar documento de identificação com foto e o último contracheque disponível no Portal do Servidor.
Caso o servidor não manifeste interesse junto ao Banrisul até o dia 18 de dezembro ou não apresente a carta de negativa na Sarh, o pagamento será feito automaticamente em dez parcelas corrigidas, com início em fevereiro de 2025.