Apresentação foi realizada pela procuradora-geral do município Cristiane Cardoso, junto da secretária de Administração e Recursos Humanos, Carla Cassais
Por João Pedro Macedo 03-04-2025 | 14:30:46
Os servidores da Secretaria de Educação (SME) receberam palestra da procuradora-geral do município Cristiane Cardoso, junto da secretária de Administração e Recursos Humanos Carla Cassais, sobre o conceito de assédio e demais protocolos em caso de ocorrência no local de trabalho. O evento ocorreu no auditório da SME, nesta terça-feira (2).
Conforme a secretária de Educação, Nailê Pinto, a ideia da palestra surgiu após o Elas por Elas, evento da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) em alusão ao Dia da Mulher. “Temos uma responsabilidade com os servidores e servidoras da Secretaria, por isso o relacionamento entre os profissionais é fundamental, e precisamos identificar quando há algo de errado. Pude ver essa palestra no Dia da Mulher, em evento organizado pela Sarh, e quando vi, percebi o quão importante este tipo de informação é para a Secretaria”, afirmou a titular da Educação.
Carla Cassais falou sobre o objetivo da palestra quando ela foi apresentada no Elas por Elas. “Quando fizemos o Elas por Elas, tínhamos a ideia de que as Secretarias pudessem compartilhar com os demais servidores os encaminhamentos que fizemos no dia do evento”.
Dentre os pontos destacados pela procuradora-geral do município durante a palestra, foi apresentada a estrutura de governança para casos de assédio na Prefeitura, e o seu processo administrativo, que passa pelo acolhimento, registro, processamento e decisão legal. A apresentação também abordou a forma de acolher a vítima, com confidencialidade e buscando a não revitimização e sistemática da violência.
“Este é um assunto necessário que deve ser tratado com seriedade. O assédio é um problema pois sabemos que acontece mas dificilmente falamos sobre. Para tratarmos dessa questão, é importante termos um diálogo horizontal com os colegas e mudar a ideia do que entendemos como relação no trabalho, sobretudo a questão do poder nesses relacionamentos”, disse a procuradora-geral do município durante apresentação.